ISOBEL ATACUS | «there but for the»
11 Setembro a 18 Outubro

ISOBEL ATACUS
there but for the
11 de setembro - 18 de outubro de 2025
VISITA GUIADA COM INTÉRPRETE DE LLGP | 18 de outubro às 18:00
ATELIÊ PARA CRIANÇAS | 4 de outubro às 10:30 (com Ana Salomé Paiva)
APOIO | A Zaratan – Arte Contemporânea é uma entidade apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
«De corpo solto, sacudir a água límpida — um charco — o sobe-e-desce, o desatino — aceitar o que é liso e o que arranha, e o erro com ______________ _________»
O ponto de partida para esta exposição é um vídeo do YouTube de uma coruja a flutuar numa piscina, com as asas abertas para se manter à tona. Não sei como a coruja foi lá parar, nem o que sinto em relação a isso, por isso vou ver o vídeo repetidamente. Abrandá-lo, ampliar a imagem. Enquanto penso nisto, ponho-me aqui, agacho-me um pouco, na prateleira de baixo onde a minha impressora está, a derramar imagens lentamente, um catálogo de 1936, ou melhor: fotos das imagens tiradas com o meu telemóvel, de modo que esta imagem inclui a página e o espaço entre elas (89 anos de espaço). Se consigo segurá-lo, consigo ter uma perceção daquilo, mas a minha impressora está a ficar sem tinta. As imagens saem com falhas, rasgadas, um novo conjunto de marcas que as levam para outro lugar.
Se conseguir torná-la maior, se a conseguir esticar um pouco, aquele bocado de pena, com este bocado de falha, pausar e tentar de novo. Se conseguir meter os dedos, o acaso e a sorte e a colisão disto tudo, encontrar uma pedra com um furo a meio, ou antes _____ uma única batata frita salgada. O coro de colaboradores, incluindo o tempo (meteorológico), o meu humor, o dia de ontem, a pessoa com quem te cruzaste na rua. Nada se comporta como espero. Algo intervém sempre para levar as coisas numa direção diferente. Não acredito em intervenção divina, e no entanto…
(Texto: Isobel Atacus)
BIOGRAFIA: ISOBEL ATACUS é uma artista que vive e trabalha em Londres (Reino Unido). A sua prática incorpora escultura, texto e performance, através dos quais questiona a natureza fugaz e ambígua das interações que ocorrem no plano físico. Redirecionando e redescrevendo de forma lúdica os fluxos de informação que nos chegam de todos os lados, Atacus cria cenários e encontros onde as regras são deliberadamente mal aplicadas. O seu trabalho curatorial, ensino e pedagogia assumem frequentemente uma forma colaborativa, e está a concluir um doutoramento de investigação em prática artística (practice-based PhD) entre o King’s College London e a Slade School of Fine Art, UCL. Paralelamente à sua prática individual, dirige o espaço de artistas the icing room. As suas exposições individuais recentes incluem Undercover reach, no The Argo Annex, Atenas (Grécia), e sometimes when, na St. Margaret’s House Chapel, Londres (Reino Unido). As exposições coletivas recentes incluem The Wicker Arms, Staffordshire St., Londres (Reino Unido), All mouth no trousers, Three Rooms, Londres (Reino Unido), Clinging on, twoplustwo, Londres (Reino Unido) e The floor is lava, 125 Shaftesbury Avenue, Londres (Reino Unido).
LINK: https://isobelatacus.com/