«SUBSTRATO #5» | Pedro Gramaxo
4 Setembro a 21 Setembro

SUBSTRATO #5
Pedro Gramaxo
ABERTO | 4 Setembro – 21 Setembro 2025
HORÁRIOS | Qua-Dom, 16:00-20:00
VISITA GUIADA COM INTERPRETE LGP | 13 Setembro às 18:00
ATELIÊ PARA CRIANÇAS | 20 Setembro às 10:30
CO-PRODUÇÃO | Cultivamos Cultura
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Substrato # 5 de Pedro Gramaxo é um retrato geológico em formato primário, uma amostra de solo como símbolo de potencialidades construtivas, plásticas e pictóricas, e busca pelo gesto velado.
Durante a residência na Cultivamos Cultura em São Luís (Odemira) foi recolhido um "sample" de 1 metro cúbico de terra argilosa da Aldeia de "Monte da Estrada", que foi transformado em pigmento e conservado numa escultura em vidro duplo, um expositor e uma memória de substrato como génese artística.
A instalação de Pedro Gramaxo é o quinto episódio de SUBSTRATO, um novo ciclo de exposições na Zaratan que propõe estimular produções artísticas pensadas propositadamente para um espaço específico da Zaratan, nomeadamente para o micro anfiteatro sito na black box da galeria.
A exposição é acompanhada por uma visita guiada (13 Setembro, 18:00) com interpretação LGP e por um ateliê para crianças (20 Setembro, 10:30) com Ana Salomé Paiva.
BIOGRAFIA: Pedro Gramaxo (Lisboa, 1989) é um artista multidisciplinar “land-based” que trabalha em arte construtiva, instalação, fotografia e em filme, analisando e aprofundando a nossa relação com o espaço, o tempo, a memória e estados alterados de percepção. Canalizando a sua prática na exploração do dualismo entre o natural e o artificial, esta pesquisa aprofunda as distintas capacidades de percepção humana para com a Arte e natureza, expandido os domínios da identidade de território e consciência.
O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente em exposições individuais, coletivas, residências e espaços públicos desde 2012 de Portugal, a Itália, Holanda, Bósnia-Herzegovina, Brasil, China, Rússia, Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos, Roménia e Islândia. Conta com publicações em diversas revistas físicas e digitais e plataformas de arte em todo o mundo.
Licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa (2010), Mestrado em Arquitectura e Artes (2012), onde a sua formação académica se cruzou entre a Arte e a Arquitetura, desenvolvendo uma prática de investigação nos contextos de “espaços Artísticos” e a consequente representação da arte, valorizando os aspectos físicos da fenomenologia.