ESCANIFOBÉTICA de LealVeileby

24 Abril a 8 Junho

 

ESCANIFOBÉTICA

LealVeileby

 

24 Abril - 8 Junho 2025

 

Sete sílabas encadeadas – ES CA NI FO BÉ TI CA – como uma versão dissonante de DO-RE-ME do musical de Rodgers e Hammerstein de 1959, The Sound of Music, moldam esta gíria portuguesa da mesma década. Embora a sua origem seja obscura, há um ponto a destacar da sua qualidade desequilibrada ser expressiva daquilo que tenta descrever: algo desajeitadaestranhaextravagante e rara. O que a ESCANIFOBÉTICA nãé, é hábilrápida e eficaz, mas também nãé comumconvencional ou trivial.

Ora, todas as tentativas de compreender algo envolvem algum ato de tradução, e foi enquanto se conversava sobre queerness uma noite, e uma possível tradução para português da palavra QUEER, que a ESCANIFOBÉTICA cambaleou através da cortina anti-moscas, colocada nentrada, e se juntou à conversa.

 

BIOGRAFIA | LEALVEILEBY (António Leal, Lisboa, 1976 e Jesper Veileby, Karlstad, 1985) é uma dupla de artistas luso-sueca, sediada em Malmö, na Suécia. Exploram temas em torno da identidade queer e da hibridez, bem como perceções e ideias contemporâneas sobre a realidade, utilizando um enquadramento queer/mágico para reinterpretar os limites do mundo – tanto científicos como políticos, tal como ditados pela nossa forma atual de "mundificação" no mundo ocidentalizado.

Enquanto dupla e casal, trabalham de forma interdisciplinar, entrelaçando narração de histórias, observações do quotidiano, especulação científica e misticismo, frequentemente focando-se em suportes como vídeo, instalação, objetos, fotografia, escultura, texto e trabalhos sonoros.

Têm exposto internacionalmente, tanto dentro como fora da Europa, com exposições individuais tanto na Suécia como em Portugal. Recentemente, foram finalistas do Prémio Norberto Fernandes – Arte e Tecnologia (Fundação Altice, Lisboa, 2024), em 2023 apresentaram uma exposição individual na Galeria Graça Brandão (Lisboa) e, em 2017, foram vencedores do Fuso - Festival de Videoarte. A sua prática está representada na coleção da Fundação EDP/MAAT (PT), Coleção Norlinda e José Lima (PT), Region Skåne (SE) e Göteborg Stad (SE).

LINK | https://www.lealveileby.com/

 

VISITA GUIADA | 26 April, às 17:00

APOIO | A Zaratan é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes. A residência artistica de LealVeileby é financiada pela União Europeia na ação de mobilidade Culture Moves Europe.