Qafar Rzayev | Mên and Men

29 Dezembro a 22 Fevevereiro

Qafar Rzayev | Mên and Men

9 Janeiro – 22 Fevereiro 2025

Profundamente ligado à sua herança Azerbaijana, Qafar manifesta com a sua prática artística as suas aspirações para uma sociedade mais inclusiva e igualitária. O projeto “Mên and Men”(“Mên ” significa “Eu” em Azerbaijano) mergulha na complexa tapeçaria da masculinidade, explorando a sua interseção com a emotividade, a sensibilidade e as expectativas sociais.
Através da intersecção entre pintura e narrativas pessoais, o artista explora suas próprias experiências de crescimento dentro dos limites de rígidas normas masculinas no Azerbaijão. A série de 14 pinturas narra uma história de transformação – de ser limitado pelas expectativas sociais para abraçar um eu autêntico. As obras capturam momentos de conflito, libertação e autodescoberta, retratando a complexidade emocional de se libertar das regras patriarcais, mergulhando nas influências contrastantes dos pais do artista: a mãe como fonte de resiliência e empoderamento, o pai como um lembrete das lutas escondidas dentro da masculinidade tradicional.
O projeto celebra a resiliência e o poder transformador dos relacionamentos pessoais, confrontando o custo emocional das expectativas sociais, ao mesmo tempo em que oferece uma visão de esperança e mudança. A exposição presta homenagem à força necessária para combater os sistemas arraigados e reflete sobre as complexidades das relações familiares.

BIO:  Nascido na cidade de Ganja, no Azerbaijão, Qafar Rzayev atualmente vagueia pela Europa. O seu percurso artístico tem sido uma constante exploração de conceitos e envolvimentos sociais. Após dois anos de estudos universitários na Ganja State University, ele decidiu desistir para se concentrar totalmente em seu caminho artístico. Em 2017 frequentou o programa de estúdio ARTIMLAB em Baku, Azerbaijão, que desempenhou um papel fundamental na formação das suas primeiras iniciativas artísticas.  O seu trabalho alcançou reconhecimento internacional através de vários projetos e residências artísticas: em 2023 colaborou com a Zaratan (Lisboa, Portugal) e com o centrosocial Hirvitalo (Tampere, Finlândia); em 2022, o Konvent Residency Program (Barcelona, Espanha); em 2021 Berlin Art Institute Residency Program, em 2019 Art Intensive Program (Odessa, Ucrânia). A sua arte transcende fronteiras, criando conexões e diálogos nos mais variados contextos culturais: desde o Festival Cultural Judaico (Cracóvia, Polónia), até o International Art Camp X&Beyond (Leipzig, Alemanha), e ainda o 7º Festival Internacional de Arte Pública Art Prospect Treasure Hunt (São Petersburgo, Rússia). Entre os programas de residência em que participou destacam-se: em 2022, o Konvent Residency Program (Barcelona, Espanha), em 2021 Berlin Art Institute Residency Program, em 2019 Art Intensive Program (Odessa, Ucrânia). Expôs extensivamente o seu trabalho na Europa, em diversos espaços. Entre outros: Galerie DIX9 (Paris - França, 2019), Simia Espacio (Vigo - Espanha, 2019), Centro Cultural de Nea Ionia (Volos - Grécia, 2018). Durante a pandemia de Covid-19 em 2020, apresentou o seu trabalho numa série de exposições online, incluindo "I Might Be Staring at Infinity or the backs of my own eyelids)" em Yarat Yarat Contemporary Art Space, "Capsula" no Colectivo Equis Mexico, e "Calling Across the Distance" no Emergent Art Space.

ABERTO | Qui-Dom, 16:00-20:00
VISITA GUIADA | 10 Janeiro, 18:00
ATELIÊ PARA CRIANÇAS | 15 fevereiro, 14:00
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes