SESSÕES DA BUGANVÍLIA #10| Screening: PEDRO PORTUGAL & ADRIANA ALCÂNTARA | Concerto: ONDNESS

21 Abril 2016 19h00

As Sessões da Buganvília resgatam uma inspiração botânica para a realização de cruzamentos diíbridos mensais, consumados na reunião de projecções vídeo e concertos de música, pondo em confronto e fazendo colidir até à fusão a ordem própria destas duas naturezas. 
As projecções vídeo tomam a forma de uma selecção de trabalhos organizados e transcritos numa edição em formato VHS, sendo esta mesma edição projectada durante cada sessão, num primeiro momento das sessões.
Em complemento, os concertos podem sugerir (ou divergir) na relação para com as imagens em movimento previamente apresentadas, quer na sua relação formal e conceptual, quer na relação autoral que alguns artistas possuem para com os dois meios de criação, muitas vezes indissociáveis e complementares. 
As Sessões da Buganvília são organizadas por António Caramelo a convite da Zaratan, que imaginou a instalação no pátio da galeria uma Buganvília como condição mediadora da curadoria deste ciclo de sessões.  Os artistas convidados nesta décima sessão, a 21 de Abril, são Pedro Portugal & Adriana Alcântara, seguidos por concerto de Ondness.


SCREENING // Pedro Portugal & Adriana Alcântara

ARTMOVIE (2014)
Adriana Alcântara e Pedro Portugal
47 min . HD 16:9 - P&B / Cor

ARTMOVIE é um filme sobre a ocorrência da representação da arte no cinema. Desde que o cinema no princípio do século XX destronou a pintura como a forma mais aperfeiçoada de representar o mundo, esta não teve até hoje a oportunidade de resgatar o que o cinema lhe subtraiu: a imagem-movimento. ARTMOVIE é um “mash-up” sobre como o cinema estabeleceu ao longo da sua própria história uma imagem do que é a arte e os artistas. Uma complexa montagem condensa cenas de mais de 300 filmes onde a arte é roubada, falsificada, destruída, execrada, admirada, vendida, comprada, humilhada, ridicularizada, apresentada como heróica, sinónimo de liberdade ou símbolo de poder.

CONCERTO // Ondness

Projecto solo de Bruno Silva (metade de Sabre, etc) que procura alinhar a hipnose do drone, o espaço do dub e técnicas herdadas da música de dança num cut up contínuo em mutação difusa, sobre os desígnios da paranóia, cosmologia, realidades paralelas e demais matéria de intriga, vazio e sonho – da ufology ao voodoo. Tem vindo a editar com frequência em labels como a Where to Now?, SEAGRAVE, videogamemusic ou Paralaxe Edditions e prepara uma nova tour por Inglaterra e Alemanha em Maio ao lado de Best Available Technology e Perfume Advert.