AGUNAMAISE REMI | «Somewhere I Remember»

24 Outubro 2025 16h00

AGUNAMAISE REMI | Somewhere I Remember

Open Studio | 24-25-26 de outubro, 2025, 16:00 – 20:00
Conversa com a Artista | 26 de outubro, 2025, 18:00

A Zaratan tem o prazer de apresentar Somewhere I Remember, uma exposição pop-up que apresenta o trabalho desenvolvido durante o seu mês de residência artística em Lisboa.
Para Agunamaise Remi, a pintura é uma linguagem intuitiva para o que existe além das palavras. O seu trabalho usa cor, gesto e textura para dar forma às forças invisíveis da emoção e da memória. Esta exploração é a força motriz por trás do novo conjunto de pinturas patente.
A própria cidade tornou-se uma colaboradora silenciosa. Remi deu por si a refletir sobre como os ambientes guardam memória, e a luz de Lisboa e as suas histórias estratificadas infiltraram-se no trabalho. Foi particularmente atraída pela flora transplantada — palmeiras e outras espécies introduzidas através do intercâmbio colonial — que abraçou como metáforas vivas para os seus próprios temas de pertença, adaptação e deslocamento.
Nesta série, o que é visto e o que é sentido dissolvem-se um no outro. Abstração e figuração não são opostos, mas estados entrelaçados, criando espaços abertos onde o significado permanece pessoal. Enraizado na sua herança mexicana, mas filtrado pelo prisma de Lisboa, o trabalho de Remi captura a identidade como um estado fluido: em constante formação, dissolução e reformulação — um diálogo visual entre o lugar e o self.

BIOGRAFIA: AGUNAMAISE REMI (n. 1994) é uma pintora autodidata nascida no México, radicada em Burlington, Vermont. O seu trabalho explora a natureza fluida e frequentemente contraditória da autoperceção, da identidade e da memória, através de uma interação dinâmica entre abstração e figuração. Através de um processo intuitivo, permite que cada pintura se desenvolva de forma orgânica, criando composições estratificadas que funcionam como rituais pessoais — espaços onde o movimento, a memória e o mito convergem. Para Remi, a pintura é uma forma de navegar o inconsciente, dando forma a experiências recordadas, distorcidas ou ocultadas.

ZARATAN – Arte Contemporânea | Rua de São Bento 432, 1250-221 Lisboa
APOIO | República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes / Direção-Geral das Artes