YUKI KODAIRA | «The Dragon's Hair: Hello from the Botanical Garden»
27 Setembro 2025 16h00

YUKI KODAIRA
The Dragon's Hair: Hello from the Botanical Garden
The Dragon's Hair: Hello from the Botanical Garden
Estúdio Aberto | 27-28 de setembro de 2025, 16h00 - 20h00
Conversa com a Artista | 27 de setembro de 2025, 18h00
Conversa com a Artista | 27 de setembro de 2025, 18h00
A Zaratan tem o prazer de apresentar The Dragon's Hair: Hello from the Botanical Garden, uma exposição pop-up da artista-em-residência, Yuki Kodaira. Durante a sua estadia, Kodaira ficou impressionada com a abundância de jardins botânicos e parques na metrópole de Lisboa. Estes espaços, repletos de palmeiras imponentes, cactos e flores tropicais, não são apenas oásis urbanos, mas também arquivos vivos da história de Portugal na investigação botânica, educação e séculos de intercâmbio cultural. A sua presença sobrepõe-se aos vestígios de pessoas que atravessaram fronteiras e migraram ao longo da história. Entre estas plantas, encontrou espécies nativas do seu país de origem, o Japão, como camélias e hortênsias. A sua jornada ecoa os longos laços históricos que começaram em 1543, quando os portugueses chegaram pela primeira vez a uma ilha japonesa, marcando o primeiro encontro entre o Japão e a Europa. Para Kodaira, estas plantas são testemunhos vivos desta história partilhada, tendo desempenhado múltiplos papéis como medicamento, alimento e símbolos de estatuto social ao longo dos séculos. Através de animação e colagem digital, Kodaira apresentará as plantas que encontrou em Lisboa como poderosos símbolos deste diálogo cultural duradouro.
A exposição será complementada por uma conversa com a artista no sábado, 27 de setembro, às 18h00. Um póster de edição limitada em risografia, produzido em colaboração com a Stolen Prints, será também lançado no evento.
BIOGRAFIA: YUKI KODAIRA (n. 1992, Japão) é uma artista visual a viver atualmente na Alemanha, onde estuda Comunicação Visual. O seu trabalho utiliza animação, ilustração e design gráfico para explorar temas da vida urbana e da diferença cultural. Criou ilustrações para revistas literárias japonesas, participou em feiras de ilustração em Taiwan e na Lituânia, e recorre à sua formação em sociologia e musicoterapia. Através da sua arte, Kodaira explora uma comunicação que transcende as barreiras linguísticas e culturais.
APOIO | República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes / Direção-Geral das Artes