BICHINHOS IMAGINÁRIOS | Ateliê para crianças

22 Junho 2025 10h30

BICHINHOS IMAGINÁRIOS | Ateliê para crianças
Com Filipa Almeida

Idades: 6 aos 11 anos
Data: 22 de Junho de 2025
Horário: 10:30 – 12:00
Localização: Rua de São Bento 432, 1250-221 Lisboa
Preço: Acesso gratuito mediante inscrição
Para mais informações e inscrição: info@zaratan.pt

Inspiradas pela instalação Bestiário Subterrâneo, as crianças são convidadas a descobrir os seus próprios bichinhos imaginários – criaturas que vivem dentro de nós, nos nossos sonhos, medos ou desejos. Neste ateliê, conduzido pela artista Filipa Almeida, vamos escavar com as mãos e com a imaginação.
A sessão começa com um desafio: como pequenos arqueólogos da imaginação, cada participante irá primeiro desenhar o seu bicho interior, dando uma forma visual às criaturas que habitam o seu mundo particular.
Num segundo momento, passamos do desenho para a matéria. Trabalhando com barro, terra e incorporando elementos naturais como raminhos, sementes e folhas, cada criança irá transformar o seu desenho numa escultura tridimensional, dando finalmente corpo e textura ao seu bicho imaginário.
 
Biografia:
FILIPA ALMEIDA (1996) é artista visual multidisciplinar e curadora independente. Licenciada em Ciências da Cultura e da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), concluiu uma Pós-Graduação em Curadoria de Arte na Universidade Nova (FCSH) e um curso de Estética e História da Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes. Em 2023 terminou o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), com a dissertação Avoid Static Structures — o livro de artista como objeto independente e expandido. Escreve regularmente para a Artecapital, onde publica ensaios e textos críticos sobre arte contemporânea e artes performativas. Trabalha também como modelo nas aulas de desenho e desenho anatómico da FBAUL, prática que a incentiva a aprofundar a sua própria investigação sobre vivermos num mundo onde somos seres videntes e visíveis. Em 2023 foi uma das artistas selecionadas para o Curso de Artes Visuais da FLAD, em Loulé, culminando na participação na exposição Onde vai o pião vai o ferrão. Destacam-se as exposições Algo se mexeu (Útero, 2022), onde lançou três livros de artista, e Toshiba Dreams (ZDB, 2023). Interessa-lhe dar a ver a dança milimétrica do mundo e da matéria e deseja continuar a trabalhar e explorar possibilidades nos mundos da curadoria, da edição, e das artes visuais, acreditando que estas disciplinas são múltiplas, desdobrando-se e expandindo-se mutuamente, unidas numa contínua tensão/extensão.

Detalhe da exposição “Bestiário Subterrêneo” de Filipa Almeida (2025)
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes