Bobby Abate | «Outsider Tarot»
10 Janeiro 2025 18h30
Bobby Abate | Outsider Tarot
ARTIST TALK | 10 de janeiro, 18:30
Entrada livre
Entrada livre
ARTIST TALK é um ciclo de conversas organizado pela Zaratan que oferece a oportunidade de encontrar os artistas internacionais em residência e de conhecer o seu processo criativo. Durante este encontro, Bobby Abate apresentará o seu baralho de cartas «Outsider Tarot», lançado em 2021, bem como um vislumbre do seu mais recente projeto. Historicamente, os baralhos de cartomancia têm servido como ferramentas para registar histórias locais e familiares, muitas vezes através de jogos, onde a maioria dos primeiros baralhos foi criada para os ricos e poderosos. Para o artista, criar os seus próprios baralhos de cartomancia representa um ato de rebelião, empoderamento e inclusão – uma forma de tecer as histórias e lendas dos marginalizados nesta tradição. O «Outsider Tarot» é um objeto inspirado por aqueles que existem para além das margens: artistas, visionários, foras-da-lei, bruxas, excêntricos, músicos, Queer, ativistas, nerds, coletivos e qualquer pessoa que desafie o status quo. Não é uma recriação do Tarot mais popular do mundo, o baralho Rider-Waite, mas sim o resultado de uma década de investigação e criação de um baralho de Tarot do zero, utilizando o quadro esotérico da Qabala Hermética. Este sistema antigo, que moldou os designs de Arthur Waite, Aleister Crowley, Manly P. Hall e outros, tornou-se a base para a sua reimaginação moderna e inclusiva do Tarot. O artista também partilhará ideias sobre o seu mais recente projeto: um baralho de adivinhação que funde a tradição Lenormand com o Polari, a linguagem secreta usada por homens homossexuais na Europa da metade do século XX. Este baralho transforma uma linguagem codificada de sobrevivência numa ferramenta contemporânea de adivinhação e empoderamento. O evento inclui uma leitura de Tarot em grupo utilizando o Outsider Tarot. ( https://www.outsidertarot.com/ ).
BIO: BOBBY ABATE (Brooklyn, NY) é umx artista Queer, cineasta e editorx cujo trabalho tem sido exibido no MediaScope series do Museu de Arte Moderna, no Festival de Cinema de Nova York, no Guggenheim em Bilbau, no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, na Cinematheque de São Francisco e, mais recentemente, na International Objects em NYC. A sua série Queer Objects ganhou o terceiro lugar na exposição anual de trabalhos em papel de 2024, com júri da curadora-chefe do Whitney Museum, Kim Conaty, que elogiou a "brincadeira na seleção de objetos que eram significativos para x artista e na forma como Abate capturou o seu espírito". As residências de Bobby incluem o Art Space on Governors Island do Lower Manhattan Cultural Council (2023), a Constance Saltonstall Foundation em Ithaca, NY (2024) e o VCCA em Amherst, VA (2024). É vencedorx da Bolsa de Projetos Especiais Princess Grace de 2024, da Bolsa do Leighton International Artist Exchange Program para uma residência no Zaratan em Lisboa (2025) e da Bolsa de Artista DVAA (2023). Bobby possui um MFA do Bard College. Como editorx, Bobby contribuiu para as temporadas 3 e 4 da docuserie Queer We’re Here na HBO, que recebeu prémios Peabody e da Academia de Televisão. Além disso, cria animações para a renomada performer drag Sasha Velour. Em 2021, Bobby autopublicou The Outsider Tarot, apresentando 80 obras de arte originais que reimaginam o Tarot tradicional num contexto moderno e Queer. Este baralho, juntamente com o seu guia de 200 páginas, foi apresentado no Whitney Museum, Participant INC. e no Miami MoCA. Foi vendido na Artbook no PS1 MoMA e agora faz parte das coleções permanentes da Biblioteca de Belas-Artes da Universidade de Harvard e do Peabody Essex Museum em Salem, MA. Bobby recentemente concluiu as filmagens de The Ghost at Skeleton Rock, uma curta-metragem que escreveu e dirigiu, baseada na sua história de coming-out em 1992, durante o auge da crise da SIDA.
APOIO | A Zaratan- Arte Contemporânea é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes. A residência de Bobby Abate na Zaratan é apoiada pelo programa: Lighton International Artist Exchange Program