EMILY ROOKER | «Maria Alone»

4 Janeiro 2025 17h30


EMILY ROOKER
«Maria Alone»

PERFORMANCE | 4 de Janeiro 2025, 18:30
ARTIST TALK | 4 de Janeiro 2025, 17:30

A Zaratan tem o prazer de apresentar uma pré-estreia de «Maria Alone», um espetáculo solo desenvolvido por Emily Rooker durante a sua residência de um mês.
O projeto combina spoken word e música para contar a história da Rainha Maria I de Portugal. A própria performance é narrada a partir da perspetiva da Rainha Maria, enquanto oscila entre recordar a sua vida e descer na loucura. O espetáculo centra-se particularmente nos sons que Maria ouviu ao longo da vida e como estes podem ter agravado a sua eventual loucura e contribuído para a sua crença de que estava no inferno. O projeto examina a sua relação com aqueles à sua volta, incluindo com o muito mais famoso Marquês de Pombal, e procura lançar luz sobre a primeira Rainha de Portugal, uma figura histórica muitas vezes esquecida.
A pré-estreia oferecerá uma visão geral do trabalho em desenvolvimento, apresentando excertos de monólogo falado e performance musical.
Antes da performance, Emily Rooker irá introduzir a sua prática artística, explorar a sua abordagem à criação artística e oferecer um vislumbre do seu trabalho anterior.
Por esta ocasião, haverá ainda o lançamento de um poster impresso em risografia criado por Emily em colaboração com a Zaratan.

BIO: EMILY ROOKER é uma artista e performer multifacetada. Os seus projetos recentes incluem interpretar "Chelsea" em "Exodus: Memphis", um projeto original de teatro participativo (abril de 2023), compor uma banda sonora original para uma produção de "Dance Nation" (março de 2025), produzir e atuar numa experiência imersiva de teatro musical chamada "Breakup Shakeup" na histórica Igreja do Cemitério Elmwood em Memphis, TN (fevereiro de 2024), e escrever, estrelar, dirigir e produzir sua ópera rock original autobiográfica chamada "The Long Goodbye" (setembro de 2022 e janeiro de 2023). Durante a pandemia, Rooker co-produziu um showcase de dança erótica online chamado "Slut Recital", que recebeu dezenas de dançarinos em mais de 10 shows virtuais. Rooker tem uma extensa história de performance como vocalista, pianista e música nos Estados Unidos e já se apresentou como artista solo e em bandas. Lançou três álbuns como artista solo - "Late Night Secrets" (2011), "The Next Morning" (2015) e "The Long Goodbye" (2022). Rooker foi a vencedora do prêmio "Songwriter of the Year" da Memphis Songwriter Association em 2022, homenageada por sua música "Don't Come Home". O videoclipe desta música, estrelado por performers do "Slut Recital", ganhou o prêmio de "Melhor Videoclipe Hometowner" do Indie Memphis Film Festival em 2022. A prática artística de Rooker é DIY, colaborativa e visionária, usando a performance vocal e a música como base para muitas de suas produções artísticas. Rooker combina o dramático com o catártico. A sua arte explora grandes sentimentos e anseios universais. Rooker escreve um blog Substack chamado Sad Girl Enterprises.

LINK: @erookstagram