TESSA TEIXEIRA | «Orchidacea Herbarium – a Critically Endangered Eulogy»

26 Setembro 2024 16h00

TESSA TEIXEIRA
«Orchidacea Herbarium – a Critically Endangered Eulogy»

OPEN STUDIO | 26-29 Setembro, 2024, 16:00 – 20:00
ARTIST TALK | 28 Setembro 2024, 18:00

Temos o prazer de apresentar "Orchidacea Herbarium", uma exposição pop-up da artista sul-africana Tessa Teixeira, que apresenta uma nova série de obras desenvolvidas ao longo de um período alargado e concluídas durante uma residência de um mês na Zaratan. Através da sua prática artística, ela explora as intersecções da filosofia existencial, alterações climáticas, ecologia e biodiversidade, utilizando uma variedade de média - como pintura, gravura e instalações - muitas vezes misturados.
A biodiversidade global enfrenta um dos períodos de extinção mais intensos da história da vida, conhecido como o sexto grande evento de extinção. De acordo com o Professor Alexandre Antonelli, Diretor de Ciência dos Jardins Botânicos de Kew, e outros cientistas, 45% das espécies de plantas com flor estão em risco de extinção.
O interesse de Tessa pela perda de biodiversidade em Portugal foi inicialmente motivado por um artigo que leu, da Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação, que indicava que na "Lista Vermelha das plantas vasculares", das 110 espécies de plantas que podem ser encontradas em Portugal continental, 53 estão ameaçadas de extinção.
Em resposta, Tessa realizou mais pesquisas e focou-se nas orquídeas, porque são indicadores da saúde do ecossistema, e a sua presença significa que o ecossistema é vibrante e cheio de vida. A dependência das orquídeas de micorrizas para a germinação e de polinizadores (principalmente insetos) para a sua propagação são casos clássicos de interação com outras biotas na natureza.
Portugal é um dos últimos países onde vários tipos de orquídeas europeias podem crescer em condições naturais. Tornou-se crucial preservar os poucos lugares que ainda não foram destruídos pelo homem.

BIO: A prática artística e o trabalho de TESSA TEIXEIRA concentram-se na Filosofia Existencial, Ecologia e narrativas Climáticas, utilizando pintura, técnicas mistas, instalação e gravura. Concluiu a Licenciatura em Ensino Primário, com especialização em Arte, em 1991, pela Universidade de Witwatersrand, África do Sul. Esteve extensivamente envolvida em projetos de ONGs que abordavam o acesso à habitação em comunidades de baixa renda, desenvolvimento rural e necessidades económicas na África do Sul. Em 2006, começou a dedicar-se ativamente à sua prática artística e embarcou em vários programas curtos de desenvolvimento artístico em São Francisco (2010) e Londres (2011). O seu trabalho encontra-se em coleções privadas e públicas, e expôs a nível nacional e internacional. Algumas exposições recentes incluem: 'Step into the forest' Exposição Individual - CONTRA Fair - Joanesburgo (SA) (2024); 'Hide me, Steal me, Be nice to me' Exposição Coletiva - ARTE. M Association - Funchal (Madeira) (2024); Victoria Yards - Open Air Art Fair (2023) ; 'Otherwise Healthy', Exposição Coletiva - - GalleryOne11, Cidade do Cabo, SA (2022); 'Carbon-Border- Voices' - exposição coletiva online, Reino Unido (2022); WEAD Online magazine 'Art of Empathy', EUA (2022); Ecoartproject - destaque de artista online, NYC, EUA (2022); '1.5 Degrees' em Berlim, Alemanha (2021); 'What's next for earth - Thinking in systems' (2022) & 'Depletion' (2021) - MAHB, Universidade de Stanford, EUA (2021); 'Nothing stands still' - Johannesburg Holocaust & Genocide Centre JHGC (2018). O seu trabalho foi apresentado em várias publicações online e impressas, conforme listado no seu website, e recentemente foi oradora convidada em 'Narratives of CARE', transmitido ao vivo e publicado na revista online Insights of an Eco Artist.