6º FESTIVAL MÚLTIPLO 25-26-27 Julho 2024

25 Julho 2024 14h00

6º FESTIVAL MÚLTIPLO
25-26-27 Julho 2024

Na sua sexta edição, o Festival Múltiplo é um evento independente e sem fins lucrativos que se  pretende opor a típica migração das massas para os grandes festivais de verão, um pequeno festival feito por agentes locais, que nos permite habitar o centro histórico e manter vivos projetos independentes de alto valor artístico. Caracteriza-se uma forte componente de produção criativa DIY e envolve de uma forma sustentável e interdisciplinar uma selecção de artistas e agentes dos mais interessantes no panorama artístico nacional.

 

O Festival Múltiplo 2024 explora a apresentação de atuações a solo. Reúne um conjunto de 18 concertos, o lançamento de 3 obras em edição múltipla e o lançamento de 18 cartazes criados por 18 artistas visuais. Inclui ainda open studios, performances e tertúlias.


À semelhança dos anos anteriores, o Festival apresenta uma panóplia variada de géneros e estilos. Arrancamos no dia 25 e vamos desde os beats melódicos de Chikki Chikki, até à gaita de foles experimentalista de Vasco Alves, o noise ambiental de Local Loser (pseudónimo de Bruno Humberto), a voz e o violoncelo inconfundíveis de Joana Guerra, o jazz experimental e meditativo de João Madeira, no contrabaixo, e o mago da bateria Gabriel Ferrandini.


No dia 26 abrimos com as sonatas de violino de Mário Resende, a voz multiforme de Maria Radich,a estreia de Anna Piosik a solo no trompete, passando pelas paisagens sonoras electrónicas de Catapulta, pelas histórias do cantautor “Mário, o Trovador”, até as batidas ecléticas e dilacerantes de Sreya.


No último dia começamos com um concerto para crianças e bebés, do 0 aos 80, de Pirec Sandex (Rui Pessoa), segue-se a improvisação multi-instrumental de Abdul Moimême. E ainda: as guitarradas punk de Presidente Drógado, a música contemporânea do pianista Tiago Sousa, o baixo arrojado de Miguel Abras, e fechamos com o som fenomenal de Norberto Lobo,

As atuações irão acontecer em diferentes espaços da Zaratan, transitando entre a sala de concertos, o pátio e a galeria de arte.


Para limpar o paladar auditivo, intercalam os concertos as playlists dos não-djs convidados, que propõem uma partilha musical com gostos sortidos.

Na galeria apresentamos as obras em edição múltipla de Ana Pessoa, Sara Mealha e Nuno Viegas, obras estas que funcionam como um prolongamento das exposições individuais que apresentaram na Zaratan em 2023.

Haverá também o lançamento de 18 cartazes criados a partir do som do festival e realizados por: António Olaio, Bruno Humberto, Carlos Gaspar, Daniela Rodrigues, Elžbieta Rozanovaite, Felix Vong, Fonseca da Silva, Henrique Neves, Joana Geraldes, João Fonte Santa, João Viotti, Paulo Uliard, Pedro Gramaxo, Salomé Paiva, Sara Franco, Susana Borges, Systaime eTiaagh. Isto é: convidamos um artista visual a ouvir as produções musicais de cada interveniente e a partir desta escuta é produzido um artwork impresso em risografia numa edição limitadíssima.

Ao longo dos 3 dias organizamos ainda um encontro e a apresentação do trabalho das artistas em residência na Zaratan: a artista multimédia Kym Cooper (US) e a escritora emergente Kathy Nguyen (CA).

O festival é “Múltiplo” no sentido de variado e diferente, mas também por ser uma unidade que contém várias outras: o evento reúne uma comunidade artística em crescimento, onde a identidade do coletivo se define e se expande cada vez mais, precisamente graças à união das contribuições únicas de cada indivíduo. Com este evento celebramos os quase 10 anos de existência da Zaratan, um espaço onde diversas espécies se multiplicam a um ritmo rápido, fora das lógicas comerciais e capitalistas, dos clubes exclusivos e dos circuitos convencionais.

O Festival Múltiplo tem uma lotação limitada a 60 pessoas por dia e a entrada tem um valor de pelomenos 10 euros por dia/pessoa que reverte como donativo para a associação. Não aceitamos pré-reservas!


///ALINHAMENTO

25 JULHO:
15h > Chikki Chikki
16h > Vasco Alves
17h > Local Loser
18h > Joana Guerra
19h > João Madeira
20h > Gabriel Ferrandini

26 JULHO:
15h > Mário Resende
16h > Maria Radich
17h > Anna Piosik
18h > Catapulta
19h > Mário o Trovador
20h> Sreya

27 JULHO:
15h > PirecSandex
16h > Abdul Moimême
17h > Presidente Drógado
18h > Tiago Sousa
19h > Miguel Abras
20h > Norberto Lobo

Abertura portas às 14h00.