VOLTAS | Ciclo de Performances «SHEKARE AZADI» de Roxanna Albayati e Rebecca Moradalizadeh

20 Abril 2024 18h00

VOLTAS | Ciclo de Performances
«SHEKARE AZADI» de Roxanna Albayati e Rebecca Moradalizadeh

“I want to run away with this moment, and stay here forever.
Neither present nor past, a flow of recollections and senses.
A dream like haze, where only I exist,
Just melodies and touch can bring me back.”

A decorrer em cinco sessões, entre março e maio de 2024, o ciclo de performance VOLTAS é protagonizado por 6 artistas/ativistas internacionais que, com o seu trabalho, abordam questões universais ligadas à proteção dos valores das sociedades democráticas e ao desenvolvimento de uma consciência coletiva: a descolonização do conhecimento, a opressão política, a desigualdade social, as questões de género, a mudança climática.
Considera-se a revolução como um ponto de convergência fundamental para o desenvolvimento de uma consciência coletiva, o lugar onde definir novamente as fronteiras e os caracteres das minorias, ou repensar os instrumentos de acolhimento e proteção da sociedade democrática. Assim, a reflexão sobre o 25 de Abril torna-se uma ocasião para explorar as contestações políticas e sociais da atualidade não só em Portugal, mas também a nível internacional.

Com performances de Katarina Balunova (SK), Laura Stinger (US), Letícia Larin (BR), Melissa Rodrigues (CV/PT) com Carolina Varela (PT) e Roxanna Albayati (UK/IR) com Rebecca Moradalizadeh (PT/IR).

A performance “SHEKARE AZADI” de Roxanna Albayati e Rebecca Moradalizadeh, a decorrer no dia 20 de abril às 18:00, é o segundo encontro do ciclo. É um diálogo performativo de gerações, a luta dos mundos interior e exterior colidindo, confrontando e encontrando espaço para curar. O conjunto multidisciplinar de obras de Roxanna Albayati é trazido para o domínio da performance ao vivo, em colaboração com Rebecca Moradalizadeh. O público é convidado a experimentar uma pesquisa diaspórica pela liberdade, dedicada às mulheres do Irão.
VOLTAS é parte integrante do projeto “Lápis Azul / Lápis Vermelho”, com apoio conjunto da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.