LEITMOTIV #6 - Ciclo de Música Escriturada | Fernando Ramalho + Ana Braga + Ricardo Ribeiro | Baltazar Molina
17 Dezembro 2015 19h00
Compositor: Fernando Ramalho
Artista: Ana Braga
Músicos: Ricardo Ribeiro | Baltazar Molina
O MANIFESTO:
Este ciclo de concertos pretende questionar os limites da música escrita e improvisada (ou composta em tempo real), tendo como resultado tanto uma criação musical como visual. Pretendemos a junção de dois mundos, criando pontes e laços entre artistas plásticos com músicos e compositores. Partimos do pressuposto de que devemos desmistificar o processo criativo e, numa lógica de emancipação DIY, compreender princípios de composição musical, tanto mais tradicionais da música escrita como de composição em tempo real. A descodificação dos símbolos na procura de uma linguagem traduzível em música expõe o processo criativo e abre a possibilidade de discussão, nomeadamente através de tertúlias ou workshops. Aliando uma lógica de seriedade com uma dinâmica informal, queremos por um lado dignificar todos os músicos, artistas e compositores envolvidos através de um sistema de encomenda de peças originais a serem estreadas na galeria Zaratan. Mas pretendemos igualmente tirar esses mesmos artistas da sua zona de conforto, quer seja um compositor que verá as suas ideias serem (trans)figuradas para o papel por um artista plástico, quer seja um artista plástico cuja obra tenha a finalidade de ser tocada, quer seja um músico improvisador que se veja obrigado a interpretar uma obra procurando sentido em símbolos que poderão ser mais ou menos abstractos. Temos igualmente a intenção de questionar a autoria das obras, uma vez que esta será repartida entre compositor, artista plástico, músicos.
Optamos pelo nome de escrituras em detrimento de “partituras gráficas”, uma vez que todas as partituras são gráficas e que nos parece necessário um novo termo para representar este objecto.
Serão encomendadas escrituras a um compositor e artista plástico diferentes a cada mês e será escolhido um grupo de músicos diferente para interpretar a peça num concerto em cada terceira 5ª feira de cada mês.
BIOS:
Ana Braga
Ana Braga é mestre em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico.
Em 2011 inicia o curso de Ilustração e Banda Desenhada no ar.co que termina em 2015.Nesse ano é bolseira do ar.co enquanto desenvolve o projecto aplicado em ilustração.Actualmente desenvolve trabalho em ilustração, gravura e design editorial.
Baltazar Molina
Baltazar Molina é guitarrista mas sobretudo um percussionista autodidata. Alinha-se numa tradição clássica indiana, egípcia, turca ou iraniana de ligação entre o musical e o sagrado. Podemos ouvir o seu trabalho a solo ou em inúmeras colaborações, como com Tiago Sousa.
Fernando Ramalho
Fernando Ramalho, entre outras coisas, toca guitarra e ocupa-se de palavras e sons. Integra os projectos Blaze & The Stars e Berlau.
Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro iniciou os seus estudos clássicos aos 11 anos com o clarinete soprano. Mais tarde, devido ao seu interesse por música improvisada, matriculou-se na escola de jazz Luis Villas Boas do Hot Club de Portugal. Por esta altura dedica-se também ao clarinete baixo.
Como instrumentista é requisitado para tocar em vários contextos, da dança contemporânea ao novo circo, da música de câmara à livre improvisação.
Tem trabalhado com vários artistas plásticos e visuais como músico e compositor.
Presentemente faz parte de várias formações tais como o BAP, Tiago Sousa, João Berhan.