MARIAH ANNE JOHNSON | “Talk to the Room / Talk to the Sea”

23 Junho 2022 16h00

Zaratan AIR | Open Studio
MARIAH ANNE JOHNSON | “Talk to the Room / Talk to the Sea”

23-24-25 Junho 2022 
Qui-Dom, 16:00-20:00
 
O trabalho de Mariah Anne Johnson explora as realidades físicas da experiência corporal e do fazer artístico na paisagem através de desenho, movimento e instalação. Utiliza o seu corpo como ferramenta de exploração direta do mundo ao seu redor, para definir arestas, preencher espaços e chamar a atenção para os fenómenos naturais. As suas observações e movimentos dentro de um espaço criam uma base intuitiva e fenomenológica para o fazer artístico. O seu processo resulta em ações performativas, trabalhos em papel e instalações em grande escala que descrevem a sua compreensão de um lugar específico, seja uma montanha selvagem ou a sua própria sala de estar. 
Durante a sua residência na Zaratan, Mariah tem trabalhado com inputs sensoriais menos explorados – o ouvido e o toque – para guiar as suas investigações de Lisboa. Essas sensações viscerais, mais difíceis de articular do que o visível, trouxeram-na desde às idiossincrasias do seu ateliê e até a cidade, criando ligações corporais entre os locais. O seu trabalho oscila entre o concreto e o poético, o prático e o fantasioso, o real e o imaginado. 
“Talk to the Room / Talk to the Sea” é uma video-instalação que reune um conjuto de registos resultantes dos seus processos performativos.

> MARIAH ANNE JOHNSON | www.mariahannejohnson.com 
Originaria de Little Rock, Arkansas, Mariah estudou arte e literatura na Rice University enquanto actuava com o Rice Dance Theatre e obteve seu mestrado na Universidade de Illinois em 2006. Os trabalhos de Mariah foram exibidos em exposições individuais e coletivas nos Estados Unidos, de Los Angeles a Nova York, Houston, Chicago e Washington, D.C., onde morou e trabalhou de 2009 a 2018. De 2011 a 2018, Mariah ensinou pintura e desenho na George Washington University. Participou em residências artísticas internacionais, incluindo a Riddergade AIR Fellowship em Viborg Kunsthal na Dinamarca, e se apresentou com a companhia Darlingdance de Hayley Cutler. Atualmente vive com a sua família em Los Angeles, onde continua a aventurar-se na arte.