LAURA STINGER | "Here is my eyes aren't"

28 Julho 2021 16h00

Zaratan AIR | Open Studio

LAURA STINGER | Here is my eyes aren't
 
ABERTO | 28-29-30 Julho, 2021
HORÁRIO | Qua-Sáb, 16:00-20:00
PERFORMANCE | 28 Julho, 18:00
ENTRADA | Livre*
APOIO | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
INFO | residencies@zaratan.pt

Temos o prazer de convidá-lo para “Here is my eyes aren't”, uma exposição relâmpago de Laura Stinger, artista residente na Zaratan AIR, que apresenta o trabalho composto - e decomposto - durante a sua estadia em Lisboa.
Há algum tempo, depois de olhar para uma montanha numa cidade mineira e ver as estrias pretas, azuis, verdes e vermelhas, Laura começou a investigar a argila e o processo de produção da cerâmica, desmontando os seus aspetos materiais e pesquisando a história dos minerais, dos óxidos, dos pedaços de terra.
Kathyrn Yusoff e Lucy Lippard são referências imprescindíveis para o desenvolvimento desta prática, pois ajudaram @ artista a pensar a geologia como não sendo neutra e tendo um papel importante na formação das nossas subjetividades, no espectro dos recursos extrativos utilizados para os recursos humanos.
Na Zaratan, Laura Stinger expandiu esta intersecção de materialidade e subjetividades, empurrando a noção ocidental da fronteira do ser humano, cuja soberania é desafiada pelas relações indígenas com a terra, pelas bactérias e pela inteligência artificial. Emerge um questionamento profundo da crença iluminista de que o homem é uma entidade individual, separada da natureza.
No mês passado, @ artista construiu uma colaboração entre si (humano), materiais orgânicos (kombucha scoby, ágar, micélio, argila bruta, cristais de sal, cobalto, óxido de ferro) e inteligência artificial (treinar um bot para criar uma partitura de instruções por interpretar). Deste processo resulta uma escultura sem autor, um objeto que se começará a decompor logo após a sua composição, ou até mesmo antes.
Em “Here is my eyes aren't” juntam-se referências a ervas daninhas, bactérias ao cruzar fronteiras, esculturas de energia, conjuntos de dados não racionais, o invisível. A escultura ocupa o lugar de um monumento fluido, que não é a memorialização de um momento histórico, mas sim a marca, o registo de um acontecimento ou de uma performance. O seu objetivo é a fluidez e a deterioração, tornando-se imediatamente abjeto e ilegível.
A performance ao vivo (28 de julho, 18:00) incorpora as instruções geradas por IA (inteligência artificial) como uma exploração improvisada das partituras de dança, da tecnologia, da tradução e do glitch.
BIO: A prática artística de Laura Stinger envolve escultura, performance, colaboração e investigação. O seu processo criativo aglutina-se em torno da relação com a natureza e com o outro, uma dicotomia que procura desviar/romper. O trabalho mais recente de Laura Stinger, "Disturbed Landscapes" (com M Rasmussen), reuniu esculturas vivas de micélio, investigação e artistas sonoros e performativos para criar uma instalação em constante mutação. A colaboração entre espécies tenciona imaginar um modo de vida interdependente dentro do caos climático induzido pelo capitalismo. O trabalho parte de estratégias organizacionais descentralizadas na natureza, como os fungos, para estruturar o processo; cada artista adicionou ou subtraiu elementos da instalação livremente durante uma semana, sem hierarquia a determinar a produção criativa. Atualmente explora o desenvolvimento de esculturas em decomposição, que exploram a possibilidade de um monumento como um local de constante mudança, ao invés de uma história estática. Os monumentos são construídos com materiais orgânicos por meio de uma série de pontuações ditadas por um algoritmo de inteligência artificial que processa as informações, onde o fluxo duracional cria um objeto ilegível e não racional.
https://www.laurastinger.com/

[*No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária e a entrada é sujeita a lotação máxima, no respeito das normas de higiene e segurança.]