4# | Towards a Gutter Mysticism: Inner Alchemy and the Sub-Real

12 Março 2020 19h00

RUMO A UM MISTÍCISMO DO ESGOTO: PASCAL ANSELL EXPLORA A ALQUIMIA INTERNA E O SUB-REAL

4# | Alquimia Anal

12 de Março às 19h00 | Entrada livre

A Zaratan tem o prazer de convidar está para o último encontro do ciclo "Rumo a um Misticismo do Esgoto: a Alquimia Interior e o Sub-real" apresentado por Pascal Ansell. Abordando de forma experimental a partilha do conhecimento, esta série de palestras aproxima-se de uma experiência de preparação ritualística, jogando com diferentes médias, linguagens e conteúdos.

Nas palavras de Pascal: “Tocaram-se pontos baixos nesta série de palestras, com certeza! Mas a nossa conclusão esta noite encontra o seu nível mais básico, o que estávamos a procurar estava debaixo do nosso nariz, depois de todo esse tempo. Inimigos da secura, defenderemos com alegria as primeiras quatro letras de uma palavra muito radiante e útil: Anál-ise.
Lá vamos nós, anal-izar. Também na gíria encontramos positividade na matéria fecal. A merda foi transformada numa “boa merda". Inspirado por estes jogos de palavras, apresento a vida portuguesa no seu mais baixo nível, apenas para celebrá-la. Os rituais abjetos das Praxes nas universidades em Portugal são a cúmulo do país. O terrível estado do envolvimento intelectual público, o silêncio desértico no cenário da música experimental; esses são todos os locais de maior altitude. Para ser justo, consultaremos o novo mapa de uma Inglaterra analmente retentiva, com o seu próprio Império de Sinais (mundanos-burocráticos).

Inimigos dos lugares secos e da humidade, o nosso objectivo não é a constipação conceptual, nem a diarreia interminável da teoria pós-moderna. Os elogios ocidentais à abertura constante levam a conceitos complicados e desejos filosóficos. A alquimia interior do taoísmo pode nos ensinar a bloquear os buracos, limpando os esgotos, apagando os cantos afiados do que nos deixa e suavizando seu brilho. Para desenvolver o ouro, precisamos encontrar a nossa negrura alquímica, a substância mais miserável, triste e fértil da escuridão e da cura internas.

Os intestinos são uma jornada! Encontraremos as maravilhas do esfíncter humano, como comemorado no Talmude. Vamos admirar os animais que comem os seus próprios excrementos. Colocaremos um composto deliberado, o solo rico de uma nova comunidade que será lançada na mesma noite da palestra. Esta comunidade é humildemente chamada The Bataille & Inner Alchemy Reading Circle, e esperamos reunir o pó de nossas memórias e impressões a cada quinzena em Lisboa - venha! Todos saberemos que a cor real do ouro contém o seu próprio castanho brilhante. Juntos vamos assumir uma posição de compromisso e rendição mística, e essa posição hoje à noite será: agachada.”

BIO: Pascal Ansell é um escritor e músico sediado em Lisboa. Palestras anteriores exploraram o futebol português, 'cozinhar com Salazar', a boxe e a mestria de Joe Meek.
https://soundcloud.com/pascalanselltragichord
https://urubutapes.bandcamp.com/track/sunsplat