SESSÕES DA BUGANVÍLIA #4 | Screening: Rui Valério | Concerto: CRUA

19 Setembro 2015 19h00

As Sessões da Buganvília resgatam uma inspiração botânica para a realização de cruzamentos diíbridos mensais, consumados na reunião de projecções vídeo e concertos de música, pondo em confronto e fazendo colidir até à fusão a ordem própria destas duas naturezas. As projecções vídeo tomam a forma de uma selecção de trabalhos organizados e transcritos numa edição em formato VHS, sendo esta mesma edição projectada durante cada sessão, num primeiro momento das sessões. Em complemento, os concertos podem sugerir (ou divergir) na relação para com as imagens em movimento previamente apresentadas, quer na sua relação formal e conceptual, quer na relação autoral que alguns artistas possuem para com os dois meios de criação, muitas vezes indissociáveis e complementares. As Sessões da Buganvília são organizadas por António Caramelo a convite da Zaratan, que imaginou a instalação no pátio da galeria uma Buganvília como condição mediadora da curadoria deste ciclo de sessões. O artista convidado nesta quarta sessão, a 19 de Setembro, é Rui Valério, seguido de concerto por CRUA.


Alinhamento do screening:

historia de la musica rock (2001), projecção vídeo, cor, som, 48'' loop

imaginary landscape #5 (2007), projecção vídeo. cor, som, 61'24''.

white noise (2009), vídeo, cor, som, 1' loop, 53''(loop)

i am sitting in a room (2012), video, cor, som, 4'39''


BIOS:

Rui Valério 
Rui Valério 
(1969, Lisboa) é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e tem um Mestrado em Artes Visuais – Intermédia pela Universidade de Évora. É professor do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora desde 2002. Trabalha maioritariamente com instalação e som.

CRUA

CRUA é mais uma colaboração permanente do que uma banda, no sentido de que há uma finalidade intrínseca de experienciar com energia em qualquer maneira qe seja necessária, usando todos os meios disponíveis. Uma miragem como estar numa hipnose alucinatória dentro de um desumidificador.