Artists Talk | Katharina Karrenberg & Julia Gallo

19 Outubro 2019 18h00

Artists Talk | Katharina Karrenberg & Julia Gallo


19 de Outubro às 18h | Entrada livre


“Artist Talks” é um ciclo de conversas organizado pela Zaratan que oferece a oportunidade de encontrar os artistas internacionais em residência e de conhecer o seu processo criativo.
No dia 19 de Outubro, pelas 18h00, as artistas Katharina Karrenberg (DE) e Julia Gallo (BR) introduzem brevemente a sua prática artística e as suas temáticas de pesquisa.

>>> KATHARINA KARRENBERG é uma artista visual Alemã com mais de 30 anos de carreira. Através da sua prática artística questiona a forma como as imagens se transformam quando entram em contacto com outras imagens, vindas de épocas e de campos epistemológicos diferentes, recorrendo frequentemente a pesquisa em arquivos históricos e outras bases de dados.
Nos últimos anos tem desenvolvido uma técnica fotográfica chamada “reflectografia” que lhe permite combinar imagens e técnicas heterogéneas por camadas utilizando o ecrã do computador.
Actualmente em residência na Zaratan, está a pesquisar os sistemas de linhas heterogéneos e variados que são usados nas cartas marítimas dos séculos XV e XVI - especialmente em Portugal. Os mapas marítimos da época - chamados de cartas portulanas - não eram apenas utilizados como linhas de navegação, mas tinham muitas formas e funções diferentes ligadas a sistemas matemáticos, monstros marinhos, cabeças de vento, fantasias de corrida de ouro e outros esoterismos. Através desta pesquisa a artista tenciona explorar quais linhas de conexão podem ser estabelecidas entre as cartas portulanas, as imagens do colonialismo africano dos séculos XIX e XX e os dramas actuais do Mediterrâneo. Esse projecto actual, intitulado GHOSTS IN THE ARCHIVE, é a quarta parte de uma série de documentários intitulada An · Archive. Katharina Karrenberg estudou Comunicação Visual (Mainz), Sociologia e Psicologia (Frankfurt / Berlim). Lecionou em várias universidades alemãs (UdK - Berlim, MUTHESIUS Hochschule- Kiel, HFBK - Nürnberg, Universidade Carl Von Ossietzky - Oldenburg) e apresentou palestras / performances em: Universidade de Loughborough (UK), Universidade de Munique (DE), Universidade of The Arts Berlin (DE), Galeria do Estado, Stuttgart (DE) etc. Apresentou várias exposições individuais e colectivas em instituições quais: Goethe Institute New York 1991 (US), PS I Institute New York 1991 (EUA) Museu Sprengel Hannover 1997 (DE), Gropius Bau Berlim 2003 (DE), Villa Romana, Florença 2008, Galeria Niblock, Gent 2011 (NL), Galeria Czapski, Poznan 2014 (PL), Kunstpalast Erlangen 2016 (DE), Cúpula de Berlim 2017 (DE), Kunstquartier Bethanien, Berlim 2017 (DE), Kunsthalle Bern 2018 (CH), Kunsthalle Buchen 2018 (DE).

>>> JULIA GALLO vive e trabalha em São Paulo. Licenciada em Artes Plásticas pela FAAP, participou de 2015 a 2018 do Grupo de investigações e práticas em pintura sob orientação dos artistas Regina Parra e Rodolpho Parigi, além Grupo de Acompanhamento de Projeto, ministrado pelo artista Thiago Honório e pela curadora Ana Paula Cohen, em 2019.
Desenho, pintura e animação são os principais instrumentos poéticos que a artista utiliza para trazer questões ligadas a corpo e movimento. A partir de um universo ficcional, a sua investigação centra-se na ideia um corpo que confronta um estado de descontinuidade, finitude e incerteza. Um corpo contemporâneo entendido como aquilo que já não tem a capacidade de formar-se, cedendo às suas próprias deformações inevitáveis – incessantemente torce, desmorona, fraqueja, cai, geme, bamboleia, tomba, dilacera-se, se desestrutura-se. Nos últimos anos, participou de exposições como a 48a, 49a e 50a Anual de Arte FAAP, no Museu de Arte Brasileira, São Paulo [2016, 2017, 2018]; "Exercício", Galeria Jaqueline Martins, curadoria de Marcio Harum, São Paulo [2017]; "Respirar sem oxigênio", Galeria Millan, curadoria de Regina Parra, São Paulo [2017]; "Lotada", Edifício Lutetia, curadoria Marcos Moraes, São Paulo [2019].