Manabu Kitada, Noel Taylor, Helena Espvall, Pedro Santo

8 Setembro 2018 19h00

Por ocasião da presença do clarinetista japonês MANABU KITADA em Lisboa, NOEL TAYLOR (clarinete), convida duas pessoas com quem toca regularmente para se juntar à Kitada e a si próprio - HELENA ESPVALL (violoncelo) e PEDRO SANTO (bateria) – num concerto em quarteto na Zaratan.

Manabu Kitada, de Tóquio, era tão fã do músico americano Tim Berne que apresentou-se à sua porta em Nova York e perguntou se podia tocar com ele. Kitada está agora a implementar o mesmo sentido de iniciativa para organizar uma tour mundial que o leve a Lisboa para tocar com o seu colega clarinetista, Noel Taylor. Kitada faz bem em valorizar o seu próprio talento: a sua fluência técnica combina com o seu espírito aventureiro para produzir uma música ousada e empolgante que, para rever um termo antigo e um pouco fora de moda, pode realmente mudar.

Kitada imitou o emparelhamento de Michel Portal e Richard Galliano com seu amigo de Tóquio, Shiko Ito, no acordeão. Sob o nome da banda 'Audace', eles lançaram o álbum 'laperirostum', amplamente improvisado. É um álbum lindo, cheio de temas elaborados de tango, que demonstra o controle excepcional de Kitada no baixo e no clarinete soprano.

Os membros individuais da banda trarão muitas influências para esta reunião. Espvall usa a eletrônica para ampliar o alcance de seu violoncelo e toca em uma variedade de estilos, incluindo música folclórica. Santo tinha um passado de rock e reggae antes de imergir na improvisação livre. Todos esses estilos podem fazer uma aparição - por que não?