SESSÕES DA BUGANVÍLIA #13| Screening: MAURO CERQUEIRA | Concerto: FOLCLORE IMPRESSIONISTA
12 Novembro 2016 19h00
As Sessões da Buganvília resgatam uma inspiração botânica para a realização de cruzamentos diíbridos mensais, consumados na reunião de projecções vídeo e concertos de música, pondo em confronto e fazendo colidir até à fusão a ordem própria destas duas naturezas.
As projecções vídeo tomam a forma de uma selecção de trabalhos organizados e transcritos numa edição em formato VHS, sendo esta mesma edição projectada durante cada sessão, num primeiro momento das sessões.
Em complemento, os concertos podem sugerir (ou divergir) na relação para com as imagens em movimento previamente apresentadas, quer na sua relação formal e conceptual, quer na relação autoral que alguns artistas possuem para com os dois meios de criação, muitas vezes indissociáveis e complementares.
As Sessões da Buganvília são organizadas por António Caramelo a convite da Zaratan, que imaginou a instalação no pátio da galeria uma Buganvília como condição mediadora da curadoria deste ciclo de sessões. O artista convidado nesta décima terceira sessão, a 12 de Novembro, é Mauro Cerqueira, seguido por concerto de Folclore Impressionista.
SCREENING (19h00) // Mauro Cerqueira
Mauro Cerqueira (1982, Guimarães) vive e trabalha no Porto, Portugal. Licenciado em Artes/ Desenho pela ESAP - Extensão Guimarães. O seu trabalho foi apresentado na Galeria Múrias Centeno, Porto / Lisbon; Galeria Heinrich Ehrhardt, Madrid; David Dale Gallery, Glasgow; Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto; Künstlerhaus Bethanien, Berlin; Museu de Arte Contemporânea de Vigo; Kunsthalle Lissabon, Lisboa; Galeria Casa Triângulo, São Paulo; entre outros. Residência artística na Rauschenberg Foundation em Captiva Island, Florida, (2013), Kunstlerhaus Bethanien, Berlin (2011). Com o André Sousa gere, desde 2008, o espaço Uma Certa Falta de Coerência.
CONCERTO (20h00) // Folclore Impressionista
Folclore Impressionista é um colectivo de música electrónica e vídeo arte, formado em 2016 por João Paulo Daniel, Sérgio Silva e António Caramelo. O seu espaço operativo é o das geografias hauntológicas, que entendem como espaços espectrais com memórias e atmosferas complexas, a partir das quais constroem paisagens imaginárias centradas nos aspectos mais obscuros e mitológicos do folclore rural.
As projecções vídeo tomam a forma de uma selecção de trabalhos organizados e transcritos numa edição em formato VHS, sendo esta mesma edição projectada durante cada sessão, num primeiro momento das sessões.
Em complemento, os concertos podem sugerir (ou divergir) na relação para com as imagens em movimento previamente apresentadas, quer na sua relação formal e conceptual, quer na relação autoral que alguns artistas possuem para com os dois meios de criação, muitas vezes indissociáveis e complementares.
As Sessões da Buganvília são organizadas por António Caramelo a convite da Zaratan, que imaginou a instalação no pátio da galeria uma Buganvília como condição mediadora da curadoria deste ciclo de sessões. O artista convidado nesta décima terceira sessão, a 12 de Novembro, é Mauro Cerqueira, seguido por concerto de Folclore Impressionista.
SCREENING (19h00) // Mauro Cerqueira
Mauro Cerqueira (1982, Guimarães) vive e trabalha no Porto, Portugal. Licenciado em Artes/ Desenho pela ESAP - Extensão Guimarães. O seu trabalho foi apresentado na Galeria Múrias Centeno, Porto / Lisbon; Galeria Heinrich Ehrhardt, Madrid; David Dale Gallery, Glasgow; Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto; Künstlerhaus Bethanien, Berlin; Museu de Arte Contemporânea de Vigo; Kunsthalle Lissabon, Lisboa; Galeria Casa Triângulo, São Paulo; entre outros. Residência artística na Rauschenberg Foundation em Captiva Island, Florida, (2013), Kunstlerhaus Bethanien, Berlin (2011). Com o André Sousa gere, desde 2008, o espaço Uma Certa Falta de Coerência.
CONCERTO (20h00) // Folclore Impressionista
Folclore Impressionista é um colectivo de música electrónica e vídeo arte, formado em 2016 por João Paulo Daniel, Sérgio Silva e António Caramelo. O seu espaço operativo é o das geografias hauntológicas, que entendem como espaços espectrais com memórias e atmosferas complexas, a partir das quais constroem paisagens imaginárias centradas nos aspectos mais obscuros e mitológicos do folclore rural.