S.O.M.A. Nº 3 | Sound Over Multimedia Art

18 Setembro 2016 19h00

A Associação Terapêutica do Ruído e a Zaratan apresentam S.O.M.A. - Sound Over Multimedia Art, um ciclo musical a acontecer mensalmente na Zaratan que celebra a experimentação audiovisual, abraçando uma série de projectos musicais que integram uma componente visual essencial na sua actuação ao vivo, pesquisando assim as sobreposições e as somas entre as frequências das ondas sonoras e os comprimentos das ondas de luz, numa tentativa de tornar audível o visível e/ou vísivel o audível. Neste terceiro episódio haverá actuações de Yoshio Machida & Maiko Date (jp), que apresentam o projecto “Sound is Body, Body is Sound” e Vacationland (us/pt).

BIOS:

Machida & Maiko Date | “Sound is Body, Body is Sound”
Yoshio Machida toca e Maiko Date dança. Antes de cada actuação, distribuem cartas com diferentes excertos de poesia por cada membro da audiência. Segundo os próprios, as diversas sugestões que daí advêm, como no tarot, darão uma perspectiva de observação diferente a cada um. O que acontece depois é uma exploração da interdependência entre música e dança e as infinitas possibilidades que a improvisação confere a estas práticas.
Maiko Date é uma bailarina japonesa de dança contemporânea radicada em Berlim desde 2012. Fundadora da companhia de dança Japonens e vencedora de inúmeras competições. Colabora recorrentemente com artistas de outras áreas como Tetsu Sitoh (música), Romain Kronenberg (música), Oliver Marquardt (música), Kentaro Taki (vídeo) ou Hirofumi Miyauchi (pintura).
Yoshio Machida é um artista visual e sonoro. Enquanto músico tem-se dedicado ao steelpan enquanto veículo de improvisação, incorporando igualmente na sua música elementos de música tradicional indiana, jazz, música experimental e electroacústica. É também fundador da editora AMORFON.

Vacationland
Os Vacationland são uma banda visionária de olhos vendados projectando a verdade escondida por trás da tela. Do ponto de vista da autocracia musical e plural esta banda multinacional promove um anarquismo desinibido em forma de luz, som e dimensão. Os membros incluem Martha Colburn (filmes e samples), Bernardo Devlin (harmónica e sintetizador) e Shelley Barradas (guitarra e bateria)