Open Studio: ITZIAR ALDASORO | MIGUEL A. VALDIVIA

27 Agosto 2016 19h00

No dia 27 de Agosto, pelas 19 horas, a Zaratan apresenta os trabalhos de Itziar Aldasoro e Miguel A. Valdivia, artistas em residência na Zaratan AIR no mês de Agosto de 2016.

Durante o evento, os artistas abrem as portas dos seus estúdios para apresentarem as suas pesquisas

O projeto desenvolvido por Itziar Aldasoro, que leva por título Uma Conversa, utiliza uma série de meios diferentes (intervenção urbana, pintura, fotografia, desenhos) para estabelecer um diálogo com a cidade de Lisboa a fim de encontrar uma série de imagens, tanto reais como metafóricas e abstractas, que falem da luz, da passagem do tempo, do silêncio e da fragilidade na sua relação com a o espaço urbano.

A calçada, em particular, revela-se como um elemento enormemente eloquente: multiplicador da luz e mudo testemunho do correr dos anos, a desintegrar-se para um dia, talvez, desaparecer numa série de fragmentos perdidos no tempo.

Com um olhar interventivo e crítico, Miguel A. Valdivia apresenta uma nova série de desenhos

que exploram, entre outras coisas, os limites impostos pela espacialidade bidimensional da página. São jogos estes, pequenas provocações, tentativas de evasão onde o signo procura novos espaços, além das suas fronteiras, pondo a prova os limites e as possibilidades implícitas no acto de desenhar. Nas folhas brancas Criam-se aberturas e obstáculos, limiares e janelas, becos sem saidas e poços sem fundos, onde política, humor, ironia e visões apocalípticas se abraçam.

 

 


BIOS:

Itziar Aldasoro
Itziar Aldasoro (Madrid, 1976) é uma artista espanhola formada em Engenharia Química na Universidade Complutense de Madrid.No seu trabalho artístico Itziar combina elementos abstractos e figurativos, sendo estes últimos muitas vezes elementos da natureza e do quotidiano, para elaborar um discurso íntimo sobre a fragilidade, o silêncio e a passagem de tempo, mas também a melancolia e a distância.
Embora a sua prática artística esteja relacionada com muitas técnicas pictóricas diferentes, hoje em dia foca-se principalmente em experiências de gravura, explorando diferentes suportes para abraçar um conceito.
Itziar estará connosco Durante o mês de Agosto, desenvolvendo uma proposta residência voltada para a produção de uma série de trabalhos directamente relacionado com a cidade de Lisboa, vista através da lente destes temas recorrentes.

Miguel Angel Valdivia 
Miguel Angel Valdivia (Cidade do México, 1979) vive entre Londres, Paris e Nápoles.Obteve um mestrado em Belas Artes na ENSBa (Paris) e um mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Art (Londres), onde também ensina como Professor Convidado.
A sua linguagem visual, inspirada pela ficção científica distópica, cria uma visão irónica da nossa sociedade contemporânea e sugere um mundo onde a comunicação entre os indivíduos parece ter quebrado. 
Dominando de forma inteligente as técnicas clássicas de ilustração, Valdivia está agora no processo de desorientar a sua pesquisa na área do desenho em direcção da abstracção e da exploração das possibilidades narrativas do seu trabalho uma vez que é instalado no espaço. Miguel Angel Valdivia participou em várias exposições e expandiu a sua investigação através de oficinas, colaborações e curadorias de publicações independentes.