FESTIVAL MÚLTIPLO | 11-12-13-14 Agosto

11 Agosto 2016 16h00

FESTIVAL MÚLTIPLO

11-12-13-14 Agosto

Das 16H00 às 24H00
Entrada livre para sócios (quota anual de sócio 3€)

Nos dia 11-12-13-14 de Agosto de 2016, a Zaratan - Arte Contemporânea e a Associação Terapêutica do Ruído apresentam a segunda edição do Festival MÚLTIPLO, um evento feito por identidades plurais e referências cruzadas que surge para promover a disseminação de produções culturais independentes.

O festival é “Múltiplo” no sentido de variado e diferente, mas também por ser uma unidade que contém várias outras: o evento é produzido em sinergia com uma série de parceiros e procura envolver de uma forma sustentável e interdisciplinar uma selecção de sujeitos, entidades e artistas dos mais interessantes e vanguardistas no panorama da arte contemporânea, da cultura, da edição e da música.

Nesta segunda edição a programação estende-se durante 4 dias e inclui a participação de artistas e músicos nacionais e internacionais, exposições, performances, residências, tertúlias e uma forte componente de produção criativa independente, com lançamentos de múltiplos, publicações e edições gráficas.

Co-organizador:
Associação Terapêutica do Ruído

Parceiros:
A Besta
Edições Senhora do Monte
Stolen Prints
Zigur Artists


Concertos e música:
Em colaboração com os nossos parceiros Associação Terapêutica do Ruído a Besta e os Zigur Artists, o Festival Múltiplo apresenta uma programação musical ecléctica de concertos experimentais, improvisações musicais e intervenções sonoras. O Festival contará com actuações de: 
ANDRÉ SIER, BLEANDANTE, BERLAU, DAILY MISCONCEPTIONS, DJ PÁTIO, GESTALT, GLAUCO SALVO, KERÄNEN, MAKEAREVOLUTIONSOUND, MÁRIO TROVADOR, PROJÉCTIL, RITA BRAGA, SUKITOA O NAMAU, TURKEY NOISE COUP, VERME, VEABIS&TUBBHEAD, YONI KREZTMER.
Durante o Festival Múltiplo, o ciclo Ñ-DJ*s, que existe desde a 1ª pré inauguração da Zaratan e que conta com mais de 79 actuações individuais, é pela 1ª vez divulgado. Mais underground que o underground, este ciclo surge como uma prática de exploração musical compartilhada: a Zaratan convida artistas cujo trabalho seja de alguma forma relacionado com música e que não tenham pretensões ou actuações anteriores como dj´s, para seleccionarem o som que acompanha as noites de eventos, utilizando para tal qualquer artifício mecânico/digital (k7´s, leitores de mp3´s, smartphones, pda´s, rádios, etc) que não os utilizados pelos "dj´s de carreira". Os Ñ-DJ*s do Festival Múltiplo são: ANDRÉ TRINDADE, KRODELABESTIOLE e MICHELA BALLOI.

Lançamento de Múltiplos:
A produção de múltiplos de artistas, de pequenas publicações e edições tem sido uma parte importante da prática curatorial da Zaratan – Arte Contemporânea, com o objectivo de solidificar, materializar, dilatar e multiplicar as experiências compartilhadas com os artistas. Durante o festival Múltiplo apresentamos três novas obras em edição limitada de MIGUEL PALMA, HENRIQUE NEVES e ANDRÉ SIER.

Edições Gráficas:
Movida pelo desejo de intensificar as relações entre a música e as artes visuais, esta programação é acompanhada por um projecto específico de edições gráficas impressas em risografia em parceria com a Stolen Prints. As artistas convidadas, DANIELA RODRIGUES, DILAR PEREIRA e SARA CERIZ, realizarão um artwork inspirado no som de cada banda a actuar durante o festival.
Com a colaboração gráfica das Edições Senhora do Monte, durante o Festival Múltiplo lançamos também a primeira K7 ligada ao ciclo musical “Sessões na Carvoaria”. Além da uma cassete de 60 minutos com a gravação ao vivo dos concertos, reunimos as 7 risografias inspiradas nas músicas das bandas numa pasta produzida em edição limitada.

Eventos interdisciplinares:
Entre publicação e concerto, apresentamos o décimo quarto episódio de LEITMOTIV e prossegue também o ciclo de performances titulado DO LIMINAR #3, que envolve na sua essência a produção de um ensaio fotográfico e de um ensaio textual.
Com curadoria de Gonçalo Alegria, apresentamos também o primeiro episódio de BURACO NEGRO um novo ciclo de tertúlias que explora a falha e o erro, a acontecer mensalmente na Zaratan.
Ainda, os artistas em residência na Zaratan, ITZIAR ALDASORO e MIGUEL ANGEL VALDIVIA, apresentam as suas pesquisas artísticas numa conversa informal.


PROGRAMAÇÂO:

11 AGOSTO / quinta-feira


16h00> MIGUEL PALMA / Lançamento de múltiplo

16h00> DANIELA RODRIGUES / Lançamento de risografias

18h00> VERME / Concerto

19h00> MAKEAREVOLUTIONSOUND / Concerto

20h00> BERLAU / Concerto

21h00> GESTALT / Concerto

16h00 às 24h00> DJ PÁTIO / DJ set


12 AGOSTO / sexta-feira

16h00> HENRIQUE NEVES / Lançamento de múltiplo

16h00> DILAR PEREIRA / Lançamento de risografias

17h00> BLEANDANTE / Concerto

18h00> LEITMOTIV #14 / Concerto e lançamento de publicação

19h00> GLAUCO SALVO / Concerto

20h00> TURKEY NOISE COUP / Concerto

21h00> VEABIS&TUBBHEAD / Concerto

22h00> MÁRIO TROVADOR / Concerto

16h00 às 24h00> ANDRÉ TRINDADE / DJ set


13 AGOSTO / sábado

16h00> SARA CERIZ / Lançamento de risografias

16h00> ANDRÉ SIER / Concerto e lançamento de múltiplo

17h00> YONI KRETZMER / Concerto

18h00> PROJÉCTIL / Concerto

19h00> SUKITOA O NAMAU / Concerto

20h00> DAILY MISCONCEPTIONS / Concerto

21h00> KERÄNEN / Concerto

22h00> RITA BRAGA / Concerto

16h00 às 24h00> KRODELABESTIOLE / DJ set



14 AGOSTO / domingo

16h00> SESSÕES NA CARVOARIA #1 / Lançamento de K7 e pasta de risografias

17h00> MIGUEL ANGEL VALDIVIA e ITZIAR ALDASORO / Artist talk

18h00> DO LIMINAR #3 / Performances e lançamento de publicação

20h00> BURACO NEGRO #1 / Tertúlia

16h00 às 22h00> MICHELA BALLOI / DJ set