SESSÕES DA BUGANVÍLIA #11| Screening: MIGUEL PALMA | Concerto: RASALASAD VS SHHH

14 Maio 2016 19h00

As Sessões da Buganvília resgatam uma inspiração botânica para a realização de cruzamentos diíbridos mensais, consumados na reunião de projecções vídeo e concertos de música, pondo em confronto e fazendo colidir até à fusão a ordem própria destas duas naturezas. 
As projecções vídeo tomam a forma de uma selecção de trabalhos organizados e transcritos numa edição em formato VHS, sendo esta mesma edição projectada durante cada sessão, num primeiro momento das sessões.
Em complemento, os concertos podem sugerir (ou divergir) na relação para com as imagens em movimento previamente apresentadas, quer na sua relação formal e conceptual, quer na relação autoral que alguns artistas possuem para com os dois meios de criação, muitas vezes indissociáveis e complementares. 
As Sessões da Buganvília são organizadas por António Caramelo a convite da Zaratan, que imaginou a instalação no pátio da galeria uma Buganvília como condição mediadora da curadoria deste ciclo de sessões. O artista convidado nesta décima primeira sessão, a 14 de Maio, é Miguel Palma, seguido por concerto de Rasalasad vs Shhh.

SCREENING // Miguel Palma

Miguel Palma
2016
"Slide Revue Screen Erection"
duração 16:53

 

Nasceu em 1964 em Lisboa, onde vive e trabalha atualmente. Expõe regularmente desde o final dos anos 1980. O seu percurso artístico, de base escultórica, é marcado por instalações produzidas de forma não tradicional. Trabalha frequentemente em grupo com equipas de engenheiros, mecânicos, carpinteiros e biólogos, entre outros especialistas. O seu trabalho tem um carácter híbrido, ligado à produção industrial do século XX. A obra de Palma aborda frequentemente o modo como a tecnologia tem influenciado a vida do homem moderno, a sua relação com o ambiente, a ideia de conforto humano ou a ideia de poder. Paralelamente à construção de instalações, de grande e média escala, recorre frequentemente ao desenho, ao vídeo, à performance, à construção de miniaturas dos seus projetos e de livros de artista. 
Desde 2007 que participa regularmente em residências em diferentes espaços artísticos, tais como: Location One (EUA), International Studio & Curatorial Program (EUA), Headlands Center for the Arts (EUA), Montalvo Arts Center (EUA), Arizona State University Art Museum (EUA), voyons voir | art contemporain et territoire (França), Association Château de Servières (França), 18th Street Arts Center (EUA) entre outras.


CONCERTO /// Rasalasad vs Shhh

Após alguns anos afastados dos palcos, Fernando Cerqueira ( Rasalasad ) e Rui Bentes (shhh...) formam uma parceria sonora por forma a promover as suas mais recentes edições.
Rasalasad é um projecto de cariz electrónico / ambiental / experimental de Fernando Cerqueira.
Fernando Cerqueira iniciou as suas actividades no final dos anos 80 com o seu projecto de musica electronica industrial Croniamantal, com o fanzine Atonal e a editora SPH, onde editou Jim O´Rourke, Merzbow, Smersh, Maeror Tri, Brume, The Haters, Telectu, etc.
No final dos anos 90 funda o projecto de musica electronica Ras.al.Ghul com que edita vários cds para a Symbiose, Thisco, Moloko +.
No virar do século lança a editora Thisco, onde edita Rasalasad, Merzbow, Kk Null, Rapoon,Lasse Marhaugh, Jarboe, Von Magnet, ente muitos outros.
A par da Thisco é editor das antologias oculturais Antibothis, onde participam Hakim Bey, V. Vale, Carl Abrahamson, Andrew Mckenzie (Halfler Trio), Critical Art Ensemble, Pentti Linkola, Erik Davies, Robin Rimbaud, Francisco Lopez,etc.
Editou varios trabalhos para a Symbiose, Thisco, SPH, Grado, Blocsonic, Illuminated Paths, La Nostalgie de la Boue.
Participa no documentário sobre a musica electrónica nacional TeclaTónica e neste momento prepara algumas edições em colaboração com Matthew Waldron ( irr.app.(ext.) / Nurse with Wound, Merzbow, Emil Beaulieau, Jarboe ( ex: Swans ), Von Magnet, Hiroshi Hasegawa, Smell& Quim entre outros.

Rui Bentes, o mentor do projecto de musica electronica / experimental / ruidosa Shhh... está no activo desde os anos 2000 e desde essa altura que tem vindo a editar regularmente cds com a chancela Thisco. Por entre os vários discos editados encontram-se colaborações com musicos nacionais e internacionais tais como Carlos Zingaro, Francisco Lopez, Thisquietarmy, Anla Courtis, Philippe Petit, Dave Philips, Bolt, Cris X, Martin A. Smith, Zenial, Rasalasad. Rui Bentes é parte integrante da Thisco.