Some Little Voices Inside My Head /// concertos

29 Junho 2018 19h00

CONCERTOS/PERFORMANCES | Some Little Voices Inside My Head 


Por ocasião da exposição Some Little Voices Inside My Head organizamos um intenso programa paralelo de experimentações sonoras, concertos, performances e outros eventos ao vivo. Esta sexta-feira, dia 29 de Junho, pelas 19h, haverão actuações de Carnavau | VAW | Mendonça & Palminha | qb | Victor de Andrade | Palminha



VAW > vawjcf.bandcamp.com
VAW é um projecto que surgiu sem qualquer antecedente. VAW é a procura de uma linguagem sonora e de uma estética que escolhe caminhos recorrentes a si mesma, com sons complexos que se interpelam uns aos outros complementando-se, mas com claras influências na música electrónica experimental, idm, e noise, numa mistura de máquinas electrónicas, analógicas e digitais. Tem como base a liberdade de criação sem módulos nem fórmulas específicas, apenas a sua própria estética intuitiva. Esta performance vai ter como base a apresentação de músicas que irão futuramente compor um EP, que será chamado “Extended Post Play”, ainda sem previsão de data de lançamento.

Carnavau 
Carnavau não sabe dançar. Viajou por diferentes continentes sem sair do seu quarto e roubou influências. Imaginou os seus antepassados e pôs-se a desenhar. 
Carnavau não tem lugar no mundo. Processou os ritmos tribais e reinventou-os num universo digital. Sonhou com melodias arábias e acabou com sambas e danças africanas. E, no fim da sua viagem, agarrou em tudo o que tinha, nos sons, nas imagens, nos souvenirs e jogou tudo na pista de dança, na esperanca de que aqueles que o ouvirem, esses sim, saibam dançar. Nunca conseguiu o que queria. Tudo foi sempre um desvio, um falhanço ou uma descoberta imprevisível. Mas Carnavau é feliz e bem disposto, portanto não faz caso disso. 

Palminha
O som de Palminha cruza elementos digitais com elementos electroacústicos. Sendo contemplativo por natureza, procura levar-nos numa viagem por paisagens cósmicas, que remetem tanto para o cinema, como para os video jogos, como para a música ambiente. Com a procura de um som imersivo e bucólico pretende atingir não o êxtase, mas sim um estado de tensão serena no qual o som perde o referente, mas ganha fisicalidade.

Victor de Andrade
Victor de Andrade é um apaixonado por tocar e estudar guitarra que, ao longo do curso, tentou ao máximo adaptar o novo universo da Arte Sonora ao que já fazia. Com isso, traz à mostra Some Little Voices Inside My Head uma performance baseada na composição de soundscape, porém buscando encontrar nos sons captados, harmonias que sirvam como fundo para improvisação. É este encontro entre os dois espaços sonoros e criativos que propõe um desafio a um jovem músico que é acostumado a performar em estilos musicais ditos "tradicionais". O resultado, ao maior estilo jazzístico, promete ser único ao momento presente da performance.

qb
qb é o nom de plume de um anarco-sindicalista fictício e anónimo com inclinações para o terrorismo doméstico moderado que faz 
canções nos tempos livres nas quais denuncia os seus crimes, mas nunca é capturado porque a sua música não é bem recebida.

Mendonça e Palminha
Mendonça e Palminha trazem texturas e estruturas lá do fundo cá para cima e deixam-nas boiar um pouco antes de serem suplantadas por outras que emergem. Perto e longe confundem-se, uns sons são usados como arma de arremesso, outros como lençol, ecos nascem, crescem e morrem de idade avançada num remoinho lento.