OPEN CALL> HAMMER TIME | Exposição-Leilão
26 Outubro 2025 00h00

HAMMER TIME | Exposição-Leilão
A Zaratan convida artistas, duos e coletivos a submeter um ou mais trabalhos para serem incluídos na exposição-leilão Hammer Time, um evento expositivo e performático que pretende engendrar uma micro-investigação acerca do valor da obra de arte a partir de uma posição periférica em relação ao mercado. Ao mesmo tempo é um evento de angariação de fundos, cujas receitas apoiam tanto aos artistas participantes como a sustentabilidade atividade da associação Zaratan.
Além de haver uma exposição de trabalhos em suporte físico, a convocatória está aberta a propostas em formato digital [GIF, animações, ambientes 3D, etc.]."Hammer Time será ainda acompanhada por uma série de 4 licitações performáticas conduzidas por João Pedro Branco (em formato presencial e online, em simultâneo).
Além de haver uma exposição de trabalhos em suporte físico, a convocatória está aberta a propostas em formato digital [GIF, animações, ambientes 3D, etc.]."Hammer Time será ainda acompanhada por uma série de 4 licitações performáticas conduzidas por João Pedro Branco (em formato presencial e online, em simultâneo).
INTRO:
O sistema de arte contemporâneo articula-se em estruturas e circuitos de produção, circulação, venda e valorização, nos quais vários atores representam papéis de sinergia ou de antagonismo.
Ao pantominar a estrutura do leilão [enquanto uma instituição de mercado caracterizada por um conjunto explícito de regras] a Zaratan [enquanto espaço independente] procura testar possíveis acessos alternativos ao mundo da arte dita comercial, mas sempre apresentando um trabalho desafiador e sem ceder às tendências e às modas dos circuitos oficiais.
A análise da conexão entre o valor estético e o valor económico de uma obra é crucial para entender o significado geral da produção artística como um fenómeno peculiar da cultura ou subcultura em que vivemos.
O valor de uma obra de arte, considerada apenas do ponto de vista de quem a ama, a possui ou a quer possuir, é incomensurável. Como o valor estético não pode ser completamente objetificado ou quantificado, um trabalho tem valor desde que possa ser apreciado publicamente, ou seja, precisa de um espaço público onde possa acontecer a partilha das avaliações das formas.
Os canais institucionais da arte – museus, galerias, fundações – costumavam proporcionar esta função, e ainda o fazem até certo ponto, quando não são corrompidos por indivíduos que manipulam a arte apenas como um investimento. O sistema financeiro vigente transformou várias das grandes instituições de cultura pública num circo de promoção e comercialização, esquecendo o valor da conexão entre a criatividade pública e a artística.
Respondendo à ausência de modos alternativos de produção e sustentabilidade cultural, a Zaratan pretende ser neste esse espaço de discussão e envolver a participação coletiva de maneira a instigar um debate público, no formato de leilão, acerca da valorização da produção estética contemporânea.
O sistema de arte contemporâneo articula-se em estruturas e circuitos de produção, circulação, venda e valorização, nos quais vários atores representam papéis de sinergia ou de antagonismo.
Ao pantominar a estrutura do leilão [enquanto uma instituição de mercado caracterizada por um conjunto explícito de regras] a Zaratan [enquanto espaço independente] procura testar possíveis acessos alternativos ao mundo da arte dita comercial, mas sempre apresentando um trabalho desafiador e sem ceder às tendências e às modas dos circuitos oficiais.
A análise da conexão entre o valor estético e o valor económico de uma obra é crucial para entender o significado geral da produção artística como um fenómeno peculiar da cultura ou subcultura em que vivemos.
O valor de uma obra de arte, considerada apenas do ponto de vista de quem a ama, a possui ou a quer possuir, é incomensurável. Como o valor estético não pode ser completamente objetificado ou quantificado, um trabalho tem valor desde que possa ser apreciado publicamente, ou seja, precisa de um espaço público onde possa acontecer a partilha das avaliações das formas.
Os canais institucionais da arte – museus, galerias, fundações – costumavam proporcionar esta função, e ainda o fazem até certo ponto, quando não são corrompidos por indivíduos que manipulam a arte apenas como um investimento. O sistema financeiro vigente transformou várias das grandes instituições de cultura pública num circo de promoção e comercialização, esquecendo o valor da conexão entre a criatividade pública e a artística.
Respondendo à ausência de modos alternativos de produção e sustentabilidade cultural, a Zaratan pretende ser neste esse espaço de discussão e envolver a participação coletiva de maneira a instigar um debate público, no formato de leilão, acerca da valorização da produção estética contemporânea.
HISTORIAL:
Na sua 6ª edição, Hammer Time configura-se como uma exposição-leilão, acessível a todos os artistas via Open Call, reflete o compromisso da Zaratan em promover a diversidade e a inclusão no panorama artístico. Este formato livre e abrangente visa envolver artistas em todas as etapas da carreira, utilizando os mais diversos media, e independentemente da sua formação académica ou estatuto.
Ao longo das edições, o evento tem crescido em formato e alcance: de aproximadamente 40 obras na sua estreia, a edição anterior, em 2024, reuniu 90 artistas, provenientes de 21 países e com idades entre os 19 e os 78 anos. Convidamos todos os artistas a participar neste evento que valoriza a pluralidade de expressões e talentos.
Na sua 6ª edição, Hammer Time configura-se como uma exposição-leilão, acessível a todos os artistas via Open Call, reflete o compromisso da Zaratan em promover a diversidade e a inclusão no panorama artístico. Este formato livre e abrangente visa envolver artistas em todas as etapas da carreira, utilizando os mais diversos media, e independentemente da sua formação académica ou estatuto.
Ao longo das edições, o evento tem crescido em formato e alcance: de aproximadamente 40 obras na sua estreia, a edição anterior, em 2024, reuniu 90 artistas, provenientes de 21 países e com idades entre os 19 e os 78 anos. Convidamos todos os artistas a participar neste evento que valoriza a pluralidade de expressões e talentos.
CANDIDATURAS:
Até 26 de outubro de 2025
Enviar um email para info@zaratan.pt com:
- Foto/ficheiro do(s) trabalho(s) a submeter (máximo 3 trabalhos por artista/coletivo).
- Ficha técnica (título, ano, dimensões/duração, técnica/materiais);
- Bio/CV;
- Valor mínimo de venda.
Até 26 de outubro de 2025
Enviar um email para info@zaratan.pt com:
- Foto/ficheiro do(s) trabalho(s) a submeter (máximo 3 trabalhos por artista/coletivo).
- Ficha técnica (título, ano, dimensões/duração, técnica/materiais);
- Bio/CV;
- Valor mínimo de venda.
EXPOSIÇÃO-LEILÃO:
6 de novembro de 2025 – 10 de janeiro de 2026 @ Zaratan
6 de novembro de 2025 – 10 de janeiro de 2026 @ Zaratan
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
- Não temos como cobrir os custos de transporte e embalagem de todas as obras, mas faremos o possível para ajudar os artistas quando necessário, numa lógica DIY.
- O valor mínimo de venda é estabelecido diretamente pelos próprios artistas/coletivos.
- Em caso de venda, o valor é dividido em 50% para a Zaratan e 50% para o(s) artista(s).
- As obras não vendidas são devolvidas aos artistas após o encerramento da exposição.
- Os artistas que participaram nas edições anteriores de Hammer Time são vivamente convidados a candidatarem-se novamente, desde que o trabalho a submeter seja diferente do apresentado anteriormente.
- Não temos como cobrir os custos de transporte e embalagem de todas as obras, mas faremos o possível para ajudar os artistas quando necessário, numa lógica DIY.
- O valor mínimo de venda é estabelecido diretamente pelos próprios artistas/coletivos.
- Em caso de venda, o valor é dividido em 50% para a Zaratan e 50% para o(s) artista(s).
- As obras não vendidas são devolvidas aos artistas após o encerramento da exposição.
- Os artistas que participaram nas edições anteriores de Hammer Time são vivamente convidados a candidatarem-se novamente, desde que o trabalho a submeter seja diferente do apresentado anteriormente.
APOIO:
República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes