SESSÕES DA BUGANVÍLIA #9| Screening: FILIPA CORDEIRO | Concerto: DESFLORESTAÇÃO

26 Março 2016 19h00

As Sessões da Buganvília resgatam uma inspiração botânica para a realização de cruzamentos diíbridos mensais, consumados na reunião de projecções vídeo e concertos de música, pondo em confronto e fazendo colidir até à fusão a ordem própria destas duas naturezas. 
As projecções vídeo tomam a forma de uma selecção de trabalhos organizados e transcritos numa edição em formato VHS, sendo esta mesma edição projectada durante cada sessão, num primeiro momento das sessões.
Em complemento, os concertos podem sugerir (ou divergir) na relação para com as imagens em movimento previamente apresentadas, quer na sua relação formal e conceptual, quer na relação autoral que alguns artistas possuem para com os dois meios de criação, muitas vezes indissociáveis e complementares. 
As Sessões da Buganvília são organizadas por António Caramelo a convite da Zaratan, que imaginou a instalação no pátio da galeria uma Buganvília como condição mediadora da curadoria deste ciclo de sessões. A artista convidada nesta nona sessão, a 26 de Março, é a Filipa Cordeiro, seguido por concerto de Desflorestação.

SCREENING // Filipa Cordeiro

A série de filmes curtos que integra A Era dos Falsos Profetas (2010-2015) procura instalar o espectador no lugar onde se opera a transformação por via das imagens. A matéria-prima são apontamentos do quotidiano recolhidos em vídeo pela autora, de forma descomprometida. Depois, estes vídeos são remisturados, com vista a libertar o significado que se esconde nas brechas do tédio diário. Porém, como acontece com o cinema e com a televisão, a magia a que são convidados a assistir poderá ser produto de contrafacção. Quem são, afinal, os falsos profetas, que nos instam a acorrer aos templos para participar em celebrações como esta?

BIOS:

Filipa Cordeiro
Nasceu em 1988 em Coimbra. É licenciada e mestre em Arte Multimédia (FBAUL) e mestre em Filosofia (UNL). A par da sua actividade académica, participa regularmente em exposições e projectos colaborativos de edição independente de material impresso e de som. Dirige, desde o início de 2015, um artist-run space em Lisboa (Rua de Arroios 22-A), com André Trindade.

Desflorestação 

Os Desflorestação são um duo de cybergrind formado por Dodo Cabelo de Genebra (Brasil) e por krodelabestiole de Paris (Brasil). Altamente politicos e empenhados na luta contra a natureza, o caos, a hostilidade e o assassinato, estes terroristas tropicais opõem-se à obscenidade dos pistilos e dos estames a favor de um mundo melhor e com mais alcatrão.