"ESCULTURAS GENERATIVAS"> ANDRÉ SIER I Oficina de Modelação Digital e Fabricação em Impressoras 3D
18 Setembro 2015 10h00
Programa:
Oficina de modelação e fabricação de Esculturas Generativas através de programas criados em ambientes open-source (Processing, openFrameworks, Blender, Cura) com bibliotecas de código s373.net/x(http://s373.net/code). Nesta oficina vamos gerar esculturas abstractas dos participantes, bem como modelar, criar e imprimir formas volumétricas a partir de sons, de câmaras, sensores, algoritmos generativos.
O workshop introduz o espaço volumétrico abstracto (voxels), conceitos introdutórios de criação de sólidos tridimensionais, não requer qualquer experiência de modelação 3D, e fornece vários programas exemplo que geram modelos a partir de gestos ou sequências digitalizadas dos utilizadores, sons, sensores e outros interfaces, processos generativos. Com estes programas vamos criar Esculturas Generativas no espaço volumétrico e imprimi-las numa impressora 3D.
Objectivos:
- Conhecimentos de vóxeis e de técnicas de poligonização tridimensionais.
- Modelação de objectos 3D através de sons, gestos, câmaras, algoritmos generativos.
- Gravação e impressão de modelos 3D.
Programa:
- O espaço volumétrico abstracto computacional;
- O que é o Voxel. Exemplos de Técnicas de poligonização tridimensional;
- Instalação e uso das bibliotecas de código s373.net/x , ofxMarchingCubes es373.marchingcubes para openFrameworks e Processing;
- Análise e uso de programas exemplo de Modelação de Volumes Tridimensionais com o som, gestos, sensores, câmaras, algoritmos generativos;
- Criação de retratos 3D com a aplicação Eu-Abstracto (http://s373.net/folio/projects/eu-abstracto/);
- Gravação de ficheiros .stl;
- Limpeza e escala do .stl no Blender e preparação no Cura para a impressão 3d;
- Impressão 3D de objectos criados pelos participantes.
Material forncido*:
- Computador e software do tutor para uso dos softwares e criação das esculturas;
- Câmaras 3D, sensores e outros dispositivos digitais para a criação de esculturas;
- Máquina e filamento para impressão 3D;
* Os participantes podem não trazer material caso optem por assistir e realizar esculturas no computador do formador. Os participantes que queiram instalar e correr os softwares bem como os programas distribuídos no workshop devem trazer os seus dispositivos (câmaras, microfones, etc) e ter no seu portátil (windows, mac ou linux) os seguintes softwares instalados:
- Processing 1.5.1 (processing.org/download)
- OpenFrameworks 0084 (openframeworks.cc/download)
- Blender 2.72 ou superior (blender.org/download)
- Cura 14.12 (software.ultimaker.com)
Nº de participantes:
Máximo 7
Duração:
17 Setembro entre às 10h00 e às 22h00
Preço:
25 euros (estudantes) 30 euros (profissionais e artistas)
Material fornecido:
zaratan.ac@gmail.com
Oficina de modelação e fabricação de Esculturas Generativas através de programas criados em ambientes open-source (Processing, openFrameworks, Blender, Cura) com bibliotecas de código s373.net/x(http://s373.net/code). Nesta oficina vamos gerar esculturas abstractas dos participantes, bem como modelar, criar e imprimir formas volumétricas a partir de sons, de câmaras, sensores, algoritmos generativos.
O workshop introduz o espaço volumétrico abstracto (voxels), conceitos introdutórios de criação de sólidos tridimensionais, não requer qualquer experiência de modelação 3D, e fornece vários programas exemplo que geram modelos a partir de gestos ou sequências digitalizadas dos utilizadores, sons, sensores e outros interfaces, processos generativos. Com estes programas vamos criar Esculturas Generativas no espaço volumétrico e imprimi-las numa impressora 3D.
Objectivos:
- Conhecimentos de vóxeis e de técnicas de poligonização tridimensionais.
- Modelação de objectos 3D através de sons, gestos, câmaras, algoritmos generativos.
- Gravação e impressão de modelos 3D.
Programa:
- O espaço volumétrico abstracto computacional;
- O que é o Voxel. Exemplos de Técnicas de poligonização tridimensional;
- Instalação e uso das bibliotecas de código s373.net/x , ofxMarchingCubes es373.marchingcubes para openFrameworks e Processing;
- Análise e uso de programas exemplo de Modelação de Volumes Tridimensionais com o som, gestos, sensores, câmaras, algoritmos generativos;
- Criação de retratos 3D com a aplicação Eu-Abstracto (http://s373.net/folio/projects/eu-abstracto/);
- Gravação de ficheiros .stl;
- Limpeza e escala do .stl no Blender e preparação no Cura para a impressão 3d;
- Impressão 3D de objectos criados pelos participantes.
Material forncido*:
- Computador e software do tutor para uso dos softwares e criação das esculturas;
- Câmaras 3D, sensores e outros dispositivos digitais para a criação de esculturas;
- Máquina e filamento para impressão 3D;
* Os participantes podem não trazer material caso optem por assistir e realizar esculturas no computador do formador. Os participantes que queiram instalar e correr os softwares bem como os programas distribuídos no workshop devem trazer os seus dispositivos (câmaras, microfones, etc) e ter no seu portátil (windows, mac ou linux) os seguintes softwares instalados:
- Processing 1.5.1 (processing.org/download)
- OpenFrameworks 0084 (openframeworks.cc/download)
- Blender 2.72 ou superior (blender.org/download)
- Cura 14.12 (software.ultimaker.com)
Nº de participantes:
Máximo 7
Duração:
17 Setembro entre às 10h00 e às 22h00
Preço:
25 euros (estudantes) 30 euros (profissionais e artistas)
Material fornecido:
zaratan.ac@gmail.com