SOMA Nº 2 | BifiBoy + Afta

16 Julho 2016 19h00

A Associação Terapêutica do Ruído e a Zaratan apresentam “S.O.M.A. - Sound Over Multimedia Art”, um ciclo musical a acontecer mensalmente na Zaratan que celebra a experimentação audiovisual, abraçando uma série de projectos musicais que integram uma componente visual essencial na sua actuação ao vivo, pesquisando assim as sobreposições e as somas entre as frequências das ondas sonoras e os comprimentos das ondas de luz, numa tentativa de tornar audível o visível e/ou vísivel o audível.  Neste segundo episódio haverá actuações de BifiBoy (de) e Afta (pt).

BIOS:

BifiBoy
BifiBoy é o projecto a solo do músico alemão Max Firchau, a residir em Lisboa há vários meses. Como BifiBoy fez o primeiro upload de um tema seu em 2013 e criou um género que entretanto decidiu apelidar de “Dada-Hop”, feito de beats sumarentos aos quais vai acrescentando várias camadas sonoras e a sua voz carregada de efeitos. Enquanto prepara diversos lançamentos para o final deste ano e antes de iniciar a sua viagem de regresso a Berlim, Max aceitou o desafio de desenvolver uma componente visual que se sobreponha à sua música e a complete. Para este concerto preparou uma instalação vídeo composta por vários dispositivos de captura e projecção que se reflectem uns nos outros em tempo real.


Afta
Afta é um projecto de André Santos, baixista de raíz, inspirado essencialmente nas correntes de Fusão dos anos 70 e 80, Jazz, Electrónica, Hip-Hop e algumas referências a temas românticos portugueses esquecidos no tempo porém presentes nas memórias de todos. Estas experiências culminam numa explosão rítmica, irregular e ácida, com o groove que a define e de onde avança o seu criador.
Aos comandos dos visuais: Olhos A Zumbir ( http://olhosazumbir.blogspot.pt/).