Residências

O programa de residências da Zaratan oferece espaço de trabalho, possibilidade de exposição e desenvolvimento profissional para artistas internacionais em Lisboa (Portugal).

Os artistas em residência têm a oportunidade de desenvolver um projeto ao longo de um período fixo de tempo (mínimo 4 semanas - máximo 12 semanas), para refletir e consolidar a sua prática artística através do intercâmbio com a comunidade criativa local.

A Zaratan convida artistas de qualquer nacionalidade, ligados a qualquer disciplina artística, desde os emergentes até os mais estabelecidos. Durante a sua estadia em Lisboa, os artistas selecionados comprometem-se a encontrar regularmente com a equipa curatorial da Zaratan, que por sua vez irá proporcionar-lhes apoio técnico e organizacional para toda a duração da residência. Providenciamos um apartamento completamente funcional, que inclui um quarto e estúdio privado no andar superior da galeria, assistência técnica, apoio na promoção / comunicação, possíveis formas de apresentações abertas ao público durante o processo de residência.

A Zaratan é uma organização independente, sem fins lucrativos, gerida por artistas e sem qualquer tipo de financiamento externo. Para cobrir as despesas resultantes da residência, solicitamos uma contribuição. Os candidatos são encorajados a procurar ajuda financeira junto de outras instituições e estamos disponíveis para providenciar uma carta-convite e assistir o artista ou colectivo durante este processo. Paralelamente e uma vez por ano, a Zaratan oferece um subsídio de residência de 4 semanas, que cobrem as contribuições inerentes ao estúdio e alojamento para um artista selecionado através do processo de aplicações curado pelos artistas do colectivo da Zaratan.
A forma de concorrer às residências é feita por candidatura espontânea, sujeita a aprovação.
Solicitamos:
- uma pequena nota biográfica;
- resumo do projecto a ser desenvolvido na residência;
- portfólio e/ou links sobre o trabalho do artista. 
- nº de semanas pretendida para a residência e a data de início da mesma.
- 1 ficheiro de PDF que compile toda a informação requerida para a candidatura, que não exceda os 24 mb e com o assunto: Zaratan AIR


Envio de candidaturas e informações adicionais:  zaratan.air2016@gmail.com


Microresidence Network