CURATED CURATORS (II) comissariada por SARA & ANDRÉ

18 Maio a 25 Junho

CURATED CURATORS (II)

Curadoria de Sara & André

18. 05. 2017 | Abertura
25. 06. 2017 | Encerramento

A Zaratan - Arte contemporânea tem o prazer de convidar para a inauguração de Curated Curatos (II), o segundo capítulo de uma série de três exposições comissariadas por Sara & André.

 

Com: ALEXANDRE MELO, ANTÓNIO PINTO RIBEIRO, DELFIM SARDO, FÁTIMA LAMBERT, FILIPA OLIVEIRA, INÊS MOREIRA, IVO MARTINS, JOANA P. R. NEVES, JOÃO LAIA, JOÃO MOURÃO E LUÍS SILVA, JOÃO RIBAS, LEONOR NAZARÉ, LUIZA TEIXEIRA DE FREITAS, MARTIM DIAS, MIGUEL AMADO, MIGUEL WANDSCHNEIDER, ÓSCAR FARIA, PAULO PIRES DO VALE, PEDRO GADANHO, PIPI COLONIAL, SÉRGIO FAZENDA RODRIGUES, SÉRGIO MAH, SUSANA VENTURA, VERÓNICA DE MELLO

Com participações de / referências a: ADRIEN MISSIKA, ANDRÉ ALVES, ÂNGELO DE SOUSA, ARLINDO SILVA, BELÉN URIEL, DALILA GONÇALVES, DÁMIEN ORTEGA, FERNANDA FRAGATEIRO, JOANA & MARIANA, JOÃO LIMA DUQUE, JOÃO PAULO FELICIANO, JOHN BALDESSARI, JULIÃO SARMENTO, LAWRENCE WEINER, LOS CARPINTEROS, LUÍSA CUNHA, MÁRIO PIRES CORDEIRO, PAULO CATRICA, PEDRO SOUSA VIEIRA, PIETER HUGO, RITA FERREIRA, SIMON FUJIWARA, TIAGO ALEXANDRE, WILFREDO PRIETO e não só.

 

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Desde o início a Zaratan confia a organização da sua agenda de exposições aos seus artistas e desta forma encarna uma percepção anti-hierárquica do mundo da arte - onde artistas, curadores, galeristas, críticos e público são todos considerados “jogadores” do mesmo jogo - e abraça a teoria da pratica expandida, no sentido de considerar o artista não só como o “criador” da obra de arte, mas como um operador cultural socialmente imbricado.

A novidade está agora em abrir o convite a outros artistas, que, além de partilharem consistentes percursos artísticos, são acima de tudo artistas implicados de uma generosa vontade de explorar e desenvolver formatos não corrompidos e intuitivos.

Este projecto concretiza-se ao longo de vários meses em propostas expositivas que não apenas envolvem, mas antes partem dos artistas-comissários envolvidos no processo.
Perpassa-se por estimular procedimentos moldados na aceitação da incerteza, articulando uma maneira particular de integrar na curadoria a experimentação, a espontaneidade e a descoberta não submetidas a condições ou compromissos associados a resultados pré-estabelecidos.

A abertura necessária para que estas exposições venham a existir, obriga-nos a evitar a imposição narrativa e a deixar para o público,a tarefa de uma exacta reconstrução dos factos.