Lançamento da residência artística da Zaratan – Arte Contemporânea na plataforma RAUM (www.raum.pt)

6 Outubro 2015 19h00

Lançamento da residência artística da Zaratan – Arte Contemporânea na plataforma raum: residências artísticas online (www.raum.pt), que terá lugar no próximo dia 06 de Outubro de 2015, pelas 19h00, na Zaratan. 
Nesta residência, Andreia Santana apresenta um projecto concebido especificamente para a plataforma, intitulado “Bússola do Aprendiz”.

Entrada livre

 

O deslocamento, a transferência e a tradução são operações privilegiadas das intervenções de Andreia Santana, cuja prática artística se desenvolve muitas vezes através de experiências de transformação física do território, pensadas consoante um contexto específico.
No trânsito desde um sistema de códigos até outro, do mundo físico para o virtual, ocorre um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objecto em questão: em vez de ser definido principalmente pela sua realidade (estar no espaço e no tempo), a obra agora encontra a sua constituição essencial num campo abstracto de questões: o que é um espaço virtual? Como orientar-se dentro das estruturas dos modelos computacionais? O mundo virtual, apresenta-se como um campo expandido de entidades imateriais constantemente a trabalhar para reproduzir e reformular todo o inventário humano. Neste movimento do real para o mundo virtual, a artista encontra-se numa espécie de grau zero da sua própria disciplina. “Bússola do Aprendiz” configura-se como uma tentativa de apreender o que é uma plataforma online, ou mais precisamente como é construído um chão virtual, recorrendo a vários vídeos tutoriais de construção e modulação topográfica 3D. Os vídeos tutorias são ferramentas que auxiliam no processo de aprendizagem exibindo passo a passo o funcionamento de algo, como um “manual de instruções”. A sobreposição destes excertos de vídeos - desprovidos de contexto - com a voz de um GPS (Global Positioning System), que nos convida a errar e vaguear no plano cartesiano, proporciona-lhes uma carga subversiva: a descontinuidade narrativa não nos permite a exacta reconstrução dos factos nem dos locais. O internauta/espectador segue o fluxo audiovisual e permanece num estado de dúvida, na tentativa de reconstruir o elemento escondido por meio de hipóteses e suposições, na espera que o GPS nos indique o caminho certo. “Bússola do Aprendiz” remete para uma experiência próxima a uma busca de orientação e retrata uma certa “Geo-Poesia” na capacidade das tecnologias móveis GPS de criar uma cartografia alternativa a partir de um mapa sem território.

Ver o projecto online "Bússula do Aprendiz" de Andreia Santana na plataforma RAUM